quinta-feira, 26 de julho de 2012

SABEDORIA DO EVANGELHO - O FILHO PRÓDIGO

 Olá.

Luc, 15:11-32
11. Disse pois: "Certo homem tinha dois filhos. 12. Disse o mais moço deles a seu pai: "Pai, dá-me o que me cabe na partilha dos bens. "Ele repartiu-lhes os meios de vida. 13. E não muitos dias depois, ajuntando tudo, o filho mais moço partiu para um país distante e lá, por viver prodigamente, dilapidou seus bens.



14. Tendo gasto tudo, sobreveio grande fome aquele país e ele começou a sofrer privações. 15. E saindo, ligou-se a um dos cidadãos desse país, que o enviou a seus campos a apascentar porcos; 16. e queria fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam, e ninguém lhas dava 17. Mas caindo em si, dizia: quantos empregados de meu pai se fartam de pão e aqui morro de fome! 18. Levantando-me irei a meu pai e dir-lhe-ei: Pai errei contra o céu diante de ti; 19. já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um de teus empregados. 20. E levantando-se foi para seu pai. Estando ainda a grande distância viu-o seu pai e compadeceu-se e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e beijou-o. 21. Disse-lhe o filho: Pai, errei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22. Disse, então, o pai a seus servos: Trazei depressa a melhor túnica e vesti nele e dai um anel para a mão e sandálias para os pés; 23. e trazei o bezerro gordo e matai-o e comendo alegremo-nos, 24. porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se. 25. Seu filho mais velho, porém, estava, no campo; e voltando chegou a casa e ouviu sinfonias e coros, 26. e chamado um dos moços perguntou-lhe que era aquilo. 27. Este disse-lhe: teu irmão chegou e teu pai matou o bezerro gordo, porque o recebeu com saúde 28. Aborreceu-se, então, e não queria entrar. Mas saindo, seu pai o convidava 29. Respondendo, porém, disse a seu pai: Eis tantos anos te sirvo e nunca transgredi uma ordem tua e jamais me deste um cabrito para que me alegrasse com meus amigos: 30. mas quando veio esse teu filho que te devorou os haveres com meretrizes, mataste para ele um bezerro gordo 31. Ele disse-lhe porém: Filho, tu sempre estás comigo e tudo o que é meu é teu é preciso alegrar-se e rejubilar-se porque esse teu irmão estava morto e reviveu, e estava perdido e foi achado.

O filho mais moço pede seja feita a partilha dos bens ainda em vida do pai. Seu quinhão era de um terço da fortuna paterna (Deut. 21:17), pois o resto pertencia de direito ao primogênito. Quer sua parte para ter liberdade de agir, e não cogita de amor nem piedade filial.

 Viaja para país longínquo, a fim de não ser "vigiado" em seu modo de agir, e dissipa os bens sem cogitar de repor o que gasta, por meio do trabalho.Lógico que o capital chega ao fim. Diz o texto que o dispêndio foi feito por viver ele "prodigamente", isto é, por "gastar sem guardar" ou, mais literalmente "sem salvar": é o sentido etimológico de asôtôs (hápax bíblico, ou seja, esta é a única vez, na Bíblia, que aparece esta palavra).

 Com a escassez de colheitas que sobreveio ao país, mais difícil se tornou sua posição. Emprega-se com um cidadão de posses, mas sofre a suprema humilhação que poderia sobrevir a um israelita: apascentar porcos, os animais "imundos” por excelência. Nesse mister, passa por suas mãos a alimentação abundante dos animais, as "alfarrobas" (vagens adocicadas que, quando secas, são comestíveis, produzidas pela alfarrobeira, a ceratonia siliqua dos botânicos. E vem a vontade de devorá-las para "fartar-se" (Chortasthênai, atestado pelos melhores códices, como papiro 75 do 3.º século, o Sinaítico e o Vaticano do 4.º, etc.; a lição "encher a barriga" - gemisai tên koilían autoú - só aparece depois do 5.º século, no códice Alexandrino e outros mais recentes).


Continua na próxima postagem.


" SABEDORIA DO EVANGELHO"   C. TORRES PASTORINO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário