terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ADOLESCÊNCIA - IRMÃOS

Olá,

1 - Há momentos em que tenho vontade de estrangular meu irmão. Teremos sido inimigos no passado?
Essa é a idéia com que, nas lides espíritas, justificamos nossa incapacidade de conviver em harmonia.

 2 - Se ele for meu inimigo não será natural que tenhamos problemas de convivência?
Deus seria um sádico se fosse essa a intenção.


3 - Mas não é assim que pagamos nossas dívidas?
 Só pagam dividas os que cultivam a paz. Em estado de guerra apenas complicamos nosso futuro.

 4 - Se a dificuldade de convivência não decorre de passadas divergências, qual a sua origem?
Falta de educação.

5 - Eu me considero uma pessoa educada. Tenho escolaridade, frequento as reuniões da mocidade espírita, cultivo a oração.
 Isso tudo é muito bom, mas exprime apenas verniz, a parte exterior de nossa personalidade.
 A verdadeira educação exprime-se no disciplinamento de nossas emoções, na capacidade de conservar a serenidade, respeitando as pessoas.

6 - Ocorre que quem começa as brigas é ele. Como lidar com isso?
 Segundo um velho princípio, quando um não quer, dois não brigam. Elas começam com a agressão de alguém, mas só se consumam porque o outro reage com agressividade.

7 - Mas se eu baixar a cabeça sempre que ele apronta, ficarei em desvantagem...
 Você não precisa “baixar a cabeça”. Apenas evite a palavra áspera, o xingamento, o grito, a violência verbal, que geralmente caracterizam esses “mimoseios” entre irmãos.

 8 - E se ele só entende essa linguagem?
 Experimente. Talvez ele pense o mesmo de você.

Não pise na bola   -  Richard Simonetti

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário