quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ADOLESCÊNCIA - PAIS DIVORCIADOS


Olá,

1 - Sou Inseguro e introvertido. Posso atribuir esses sentimentos ao fato de que meus pais se separaram quando eu era apenas um garoto?
 As limitações de nossa personalidade podem ser acentuadas ou minimizadas, de conformidade com o ambiente em que vivemos, particularmente na infância. No fundo, porém, constituem nossa


herança psicológica de outras vidas, o substrato do que fomos no pretérito. Por isso é temerário afirmar serem a insegurança e a introversão frutos de um lar desfeito.

 2 - Viver num lar sem pai ou sem mãe é fatalidade, destino?
Se assim fosse seus pais estariam destinados ao desentendimento e à separação. Ninguém reencarna com esse objetivo.

 3 - Então a culpa é deles próprios?
Jesus dizia que a separação ocorre por causa da dureza de nossos corações.

4 - Fui vítima, então, da imaturidade e da intransigência de meus pais?
As contingências da vida alteram-se de conformidade com o livre-arbítrio das pessoas, mas jamais enfrentaremos dores e limitações imerecidas.

5 - De qualquer forma, posso considerar tal situação como uma provação que não escolhi, resultando da situação gerada por eles?
 O aluno aplicado trata de resolver o problema que lhe é apresentado sem questionar a escola ou o professor. Considere ainda que sempre há algo em nosso passado a justificar os problemas do presente.

 6 - Por mais que me esforce, sinto dificuldade em harmonizar-me com ambos, na atual conjuntura. Brigo muito com eles. Sou agressivo. Por que não consigo controlar-me?
Inconscientemente você se sente lesado pela separação. Quer puni-los. Daí a agressividade.

7 - Sim, mas se pensassem nos filhos teriam evitado tantos transtornos...
 Realmente, o grande problema do relacionamento humano é esse. As pessoas pensam muito em si mesmas. Daí as tolices e injustiças que cometem. O mesmo está acontecendo com você. Está com pena de si mesmo. Sente-se infeliz porque o abandonaram. Corta essa, meu amigo. Não perca tempo verrumando feridas. Não perca a existência cultivando a volúpia da mágoa.

 8 - Devo perdoá-los...
Perdoá-los de quê? Acaso separaram-se para magoá-lo? Não foram eles vitimas das próprias limitações? Não lhes cobrou a separação pesado tributo de mágoas, angústias e frustrações?
Se deseja um relacionamento familiar ajustado, pare com as cobranças. Antes cobre muito de si mesmo. Quando aprendemos a identificar nossas próprias mazelas fica fácil relevar as mazelas alheias.


NO PISE NA BOLA   -   RICHARD  SIMONETTI

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário