segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

EVANGELHO CUMPRIMENTO DA LEI E DOS PROFETAS V

Olá,

Mateus cap. 5

38 Vós tendes ouvido o que se disse: 
Olho por olho e dente por dente.
Refere-se à lei de Moisés. No tempo em que Moisés legislou, teve de  fazer para povos rudes, primitivos e quase ferozes, os quais não tinham compreensão alguma da espiritualidade. Foi obrigado a


 recomendar-lhes que retribuíssem a violência pela violência, para que fossem contidos pelo medo de
receberem o mesmo que fizessem aos outros.

39 Eu porém vos digo, que não resistais ao que vos fizer mal; mas se
alguém te ferir na tua face direita, ofereça-lhe a outra
40 E ao que demandar-te em juízo e tirar-te a tua túnica, larga-lhe também
a capa.
41 E se qualquer te obrigar a ir carregado mil passos, vai com ele mais
outros dois mil.
Jesus aqui nos ensina que a lei divina proíbe rigorosa-mente a vingança.
Estando já os povos mais adiantados em compreensão espiritual, Jesus lhes demonstra com seus ensinamentos que o castigo deve sempre vir do Alto, o qual sabe melhor como obrigar ao que errou a corrigir o erro cometido contra o próximo.

Ao Senhor pertence punir os seus filhos rebeldes; pois, não afirmou Jesus que serão saciados os que clamam por justiça? Então por que cada um querer procurar fazer justiça por suas próprias mãos?
A vingança tem enchido prisões, arruinado lares e perdido existências preciosas. Nos tribunais se arrastam longos processos e demandas, litígios e querelas que, consumindo as posses de seus autores, os empobrecem e originam ódios seculares. Eis porque Jesus, que veio combater todas as
causas das infelicidades materiais e espirituais da humanidade, recomenda-nos que procuremos harmonizar as situações sem recorrermos a vingança, mesmo que tenhamos de arcar com prejuízos materiais ou morais.

Aconselhando-nos a que andemos dois mil passos com quem nos obrigar a andar mil, Jesus nos aconselha a obediência para com nossos superiores.
Nos lugares subalternos nos quais a vida nos colocar, aprendamos a obedecer sem murmurar. A obediência é uma grande virtude. Se não soubermos obedecer aos homens, como poderemos obedecer a Deus e cumprir-lhe as ordens, vivendo conforme sua vontade?
Lembremo-nos que a Justiça Incorruptível de Deus, em tempo oportuno ferirá quem nos feriu, restituir-nos-á o que nos tiraram e considerará nossa obediência.

O Evangelho dos humildes     Eliseu Rigonatti

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário