sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

EVANGELHO - ESMOLAS, ORAÇÃO, JEJUM

 Olá,

 MATEUS  CAP.6

1 Guardai-vos não façais as vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis a recompensa da mão de vosso Pai que está nos céus. 
 No coração dos homens há dois sentimentos que os impelem a executar seus atos: a humildade e o orgulho.


 A humildade é o sentimento que leva o homem a praticar o bem pelo bem, sem esperar outra recompensa a não ser a satisfação intima de ter concorrido para a felicidade de um irmão. E o orgulho é o sentimento que leva o homem a praticar o bem por ostentação. Jesus aqui nos recomenda que façamos o bem movidos pelo sentimento da humildade.

2 Quando pois dás a esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como praticam os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa.
Isto é, quando deres esmolas, ou praticares qualquer ato bom para com teu próximo, que não seja o sentimento do orgulho que te mova, mas sim que sejas movido pelo sentimento da humildade e da fraternidade.

3 Mas quando dás a esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita. 4 Para que tua esmola fique escondida e teu Pai, que vê o que tu fazes em secreto, ta pagará. 
 Preceituando que não devemos beneficiar ninguém à vista de todos, Jesus nos ensina a não humilhar o irmão que recorre a nós. Há bastante sofrimento no coração do irmão necessitado. Por que lhe aumentar as amarguras, tornando-o alvo de uma beneficência orgulhosa?
 A verdadeira beneficência é modesta e branda; socorre sem humilhar e ampara sem ferir a dignidade de cada criatura, por ínfima que seja. Ainda aqui devemos imitar o Pai em sua perfeição: não está ele nos socorrendo e amparando sem cessar?
 Nem por isso ele nos lembra o que lhe devemos. Assim seremos: beneficiaremos nossos irmãos no que estiver ao nosso alcance e nunca deixaremos vestígios pelos quais se alardeie nossa caridade.

5 E quando orais, não haveis de ser como os hipócritas, que gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos dos  homens; em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. 6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechada a porta, ora a teu Pai em secreto; e teu Pai que vê o que se passa em secreto, te dará a paga
  A prece é uma demonstração de humildade da criatura para com o Criador; não pode, por conseguinte, servir de estimulo ao orgulho dos homens. Recomendando-nos que oremos secretamente dentro de nosso quarto, Jesus quer que o sagrado ato da prece seja realizado na maior simplicidade possível e na mais perfeita humildade e harmonia.

O Evangelho dos Himoldes    Eliseu Rigonatti

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário