quinta-feira, 16 de maio de 2013

ADOLESCÊNCIA - O COPO

 Olá,

1 - Como funciona o copo para entrar em contato com os Espíritos?
 Lembra um pouco o fenômeno das mesas girantes, nos primórdios do Espiritismo. Faz-se um circulo em torno dele, com a posição das letras alfabéticas ao longo dos trezentos e sessenta graus. Os participantes fazem imposição das mãos sobre o copo. Ele se movimenta indicando letras que, anotadas, formam palavras e frases.

2 - São os Espíritos que movimentam o copo?
 O fenômeno pode ser anímico. Os próprios participantes, inconscientemente, fazem o movimento.
Ou espiritual, iniciativa de entidades desencarnadas que aproveitam a base fluídica sustentada pelos encarnados.



 3 - Funciona, então, como uma reunião mediúnica?
 No segundo caso, sim. Há Espíritos e médiuns.

 4 - Há algum problema com essas brincadeiras?
 São desaconselháveis. Inspiradas em mera curiosidade e sem nenhum preparo do grupo, podem converter-se em porta aberta às obsessões. Acontece com freqüência.

5 - Os benfeitores espirituais não nos protegem?
A natureza dos Espíritos que participam de uma reunião de intercâmbio depende das intenções e disposições do grupo. Sem conhecimento, sem um propósito nobre, sem seriedade, realizadas pôr mera diversão, atendendo à curiosidade, sessões com o copo atraem Espíritos zombeteiros e mistificadores que ali têm campo fértil para a semeadura de perturbações.

6 - E se houver boas intenções?
 Segundo velho ditado, o inferno está cheio delas. Há muita gente bem intencionada que se perturba com o fenômeno mediúnico, por falta de conhecimento, experiência e orientação.

 7 - Uma reunião com o copo poderia ser realizada no Centro Espírita?
 Sim, mas seria regredir ao primarismo das mesas girantes, com manifestações demoradas, cansativas e pouco produtivas. Nos Centros Espíritas exercitam-se a psicofonia e a psicografia, em que os médiuns transmitem o pensamento dos Espíritos pela palavra falada e escrita, bem mais eficiente.
 Mal comparando, é como passar do telégrafo para o telefone ou fax.

8 - Se não é prudente brincar com o copo, o que devem fazer meus amigos que se interessam pelo assunto?
Que procurem o Centro Espírita, participem das reuniões doutrínárias e dos cursos de Espiritismo. Então estarão habilitados a participar de reuniões mediúnicas. Ali terão um aproveitamento bem melhor sem os riscos que envolvem essas “diversões” juvenis.

NÃO pISE NA BOLA                                                            RICHARD SIMONETTI

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário