terça-feira, 28 de maio de 2013

ADOLESCENCIA - A SEDE REAL DO SEXO II

Olá,

3.4 — O Espiritismo e os impulsos sexuais

O Espiritismo, pelos seus ensinamentos libertadores, veio descortinar horizontes novos para a afetividade humana, elevando-a a níveis mais altos de relacionamento, na esfera do Espírito.
O campo de participação do sexo na vida é imenso e profundo, mas somos ainda humildes aprendizes na


escola do amor, a fim de percebermos os maravilhosos mundos novos das emoções santificadoras que a Lei de Deus nos facultará alcançar quando o desejarmos sinceramente.
 A infelicidade na área do comportamento sexual entre os cônjuges decorre do fato de a maioria deles teimar em permanecer nos impulsos primários, desinteressados de vivenciar os valores mais nobres do Espírito.

 3.5 — Sexo no corpo físico e no Espírito

Os Espíritos trataram muito rapidamente do assunto sexo em “O Livro dos Espíritos”, deixando para mais tarde a ampliação desses ensinamentos, os quais foram complementados ricamente, através das obras psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier e outros.
Em “O Livro dos Espíritos” temos a interessante pergunta de nº 200: “Têm sexo os Espíritos? “Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos.”  O Livro dos Espíritos, Q.  200

 Se atentarmos bem para a resposta dos Espíritos Superiores, iremos observar que eles não responderam com um simples “não”. Mas sim. “não como o entendeis”.
É, portanto, uma negação que traz também uma afirmação implícita, que poderia ser traduzida assim:
“os Espíritos têm sexo, mas não como vocês o conceituam na Terra”.
Os Espíritos têm sexo, mas não de acordo com a concepção de sexo das criaturas humanas.
 O que precisamos saber é discernir entre o sexo enquanto na vida corpórea e o sexo na vida espiritual. Os Espíritos realmente não têm o sexo como o da organização física, pois no corpo espiritual não possuem o mecanismo de fecundação com possibilidades para a reprodução entre si.
Os Espíritos, só Deus cria.
Vejamos as palavras elucidativas do escritor J. Herculano Pires:
 “No sentido orgânico, biofisiológico, os Espíritos não têm sexo, pois não possuem corpo material e não se reproduzem.”   “Na Era do Espírito” — F. C. Xavier / J. Herculano Pires lição 38.25

 Recordemos também as palavras seguras do insígne Codificador, Allan Kardec:
“Os sexos só existem no organismo. São necessários à reprodução dos seres materiais, mas os Espíritos, sendo criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, razão por que os sexos seriam inúteis no mundo espiritual.”   Revista Espírita.1866  cap.1

Se os Espíritos não têm o sexo biofisiológico semelhante ao  experimentado na Terra, o que será então o sexo nos Espíritos, quando libertos do corpo físico e em plena atividade no mundo espiritual?

3.6 — A individualidade do Espírito após a morte

Para compreendermos a questão do sexo nos Espíritos é preciso formarmos a convicção de que eles, após o fenômeno da desencarnação, conservam as suas características.
 O Espírito na vida espiritual não é um fantasma, uma sombra, um ser vazio.
Ele leva consigo tudo que realizou, aprendeu e conquistou nas experiências da vida corpórea, seja no campo do intelecto ou do sentimento, e isso é o que vai caracterizá-lo no mundo espiritual.
Em “O Livro dos Espíritos”, temos a seguinte pergunta:
 “A alma, após a morte, conserva a sua individualidade? “Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?” O Livro dos Espíeitos, Q. 150

O sexo nos Espíritos não é de ordem biofisiológica, mas sim de vida psíquica, como nos esclarece o Espírito André Luiz:
 “A sede real do sexo não se acha, dessa maneira, no veículo físico, mas sim na entidade espiritual, em sua estrutura complexa.”  “Evolução em Dois Mundos” – André Luiz / F. C. Xavier / Waldo Vieira  cap.23

Ainda o mesmo Espírito reafirma:
 “O sexo é, portanto, mental em seus impulsos e manifestações (...).“  “Evolução em Dois Mundos” – André Luiz / F. C. Xavier / Waldo Vieira  Cap. 23.

 O corpo não comanda a mente, e sim esta é que administra profundamente a organização do corpo espiritual e do corpo físico. A sexualidade da criatura humana, antes de tudo, nasce do arquivo mental. Os órgãos genitais masculinos e femininos são instrumentos do Espírito, através da ação mental. Perdendo o corpo físico, o Espírito nada perde de imediato, de sua sexualidade, de suas características, de sua maneira de ser.

 SEXO E EVOLUÇÃO                                                     WALTER BARCELOS

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário