domingo, 26 de maio de 2013

ALLAN KARDEC - R. E. 1867, p. 40:

 Olá,

“O Espiritismo é, como alguns o pensam, uma nova fé cega substituindo a uma outra fé cega ou, dito de outra forma, uma escravidão do pensamento sob uma nova forma?
 Para crer nisso seria preciso se ignorasse os seus primeiros elementos.
 Com efeito, o Espiritismo coloca, em princípio, que antes de crer é preciso compreender; ora, para compreender, é preciso usar de seu julgamento; eis porque ele procura se dar conta de tudo em vez de nada admitir, em saber o


“porquê” e o “como” de cada coisa; também os espíritas são mais céticos do que muitos outros com relação aos fenômenos que saem do círculo das observações habituais.
 Ele não repousa sobre nenhuma teoria preconcebida ou hipotética, mas sobre a experiência e a observação dos fatos; em vez de dizer: “Creia em primeiro lugar e se puder compreenda em seguida”, ele diz: “Compreenda em primeiro lugar, e creia em seguida se você quiser.”
 Não se impõe a ninguém; diz a todos: “Veja, observe, compare e venha a nós livremente se tal lhe convier”. Falando assim, ele se adianta e corta as chances da concorrência.
Se muitos vão a ele, é porque os satisfaz muito, mas ninguém o aceita de olhos fechados.
 Àqueles que não o aceitam, ele diz: “Você é livre, e não o quero; tudo que peço é que me deixe minha liberdade, como eu lhe deixo a sua.
Se procura me afastar, por receio de que eu suplante você, é porque você não está bem certo de si.

Allan Kardec

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário