segunda-feira, 24 de junho de 2013

ADOLESCÊNCIA - Como se pode distinguir o bem do mal. ?

 Olá,

O bem é tudo o que é conforme a lei de Deus;
o mal, tudo o que lhe é contrário.
 Assim, fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal é infringi-la.
 O Livro dos Espíritos  Q. 629

 O jovem imaturo deslumbrava-se com as constelações cintilantes no firmamento, e planejava conquistá-las.
Quando os primeiros momentos de compreensão mais


ampla lhe afloraram á mente, percebeu a impossibilidade de conseguir as galáxias, e achou possível conquistar a terra que lhe servia de mãe gentil.
As lutas amadurecerem-no e as dificuldades aumentaram-lhe a visão da realidade, facultando-lhe a impossibilidade de lograr o anelado e , amando a pátria onde nascera, acreditou que a poderia conquistar. Empenhou-se no embate arriscado, ganhou posição social e poder, porém, a soma de decepções e amarguras fê-lo desistir do intento, e ele pensou em conquistar a comunidade na qual se movimentava.
 Injunções políticas favoreceram-no com os cargos elevados, e ,quando o destaque parecia havê-lo premiado, as artimanhas da hostilidade dos grupos beligerantes derrubaram-no.
 Mais amadurecido ainda e pensativo, voltou-se para a família ,e , enquanto a velhice se acercava, ele se empenhou em conquistar o clã. Os interesses díspares no lar e na prole expulsaram-no, porque ele já pesava na economia doméstica, superado, no conceito dos jovens sonhadores e ambiciosos quando ele próprio o fora um dia...
 Nesse momento ele teve consciência da sua realidade, e , só então entendeu a importância da conquistar-se a si mesmo.
 Momentos de consciência!

 Volúpia do prazer domina as massas, e as criaturas ansiosas tumultuam-se e agridem-se, precipitando-se inermes nos gozos exaustivos sem que saciem os desejos.
 A onda de vulgaridade se avoluma e ameaça levar de roldão as construções enobrecedoras da sociedade. Uma violenta quebra de valores favorece o receio da experiência honrada, abrindo espaço para o campeonato da insensatez e do crime.
 A mudança de comportamento moral altera a escala do discernimento ombreado com a sordidez e a promiscuidade. Nesse sentido, há um receio pela eleição da existência saudável, da conduta moral.
Exótico e agressivo substituem o belo e o pacífico , dificultando o discernimento em torno do real e do imaginário , do justo e do ignóbil.
Há carência de grandeza, de amor , de abnegação , nestes momentos da terra. As grandes nações encontram-se conturbadas e os seus membros aturdidos.
Os povos de médio desenvolvimento apresentam-se ansiosos, inseguros.
 Os países em crescimento, vitimados pela miséria econômica, experimentam a fome , as doenças calamitosas, o desemprego, a loucura, que se generalizam.
Em todos eles, no entanto, sobressaem a violência, a luxúria e a dissolução dos costumes.
A criatura agoniada, todavia, busca outros rumos de afirmação. Está, porém, em a natureza humana, a necessidade da paz e o anelo pelo bem-estar.
 Essa busca surge nos momentos de consciência, quando descobre as necessidades legitimas e sabe distingui-las no meio dos despautérios, do supérfluo e da desilusão.
... O amadurecimento intelecto-moral faculta a consciência e esta propele para a verdade e a vida. 

Joanna de ângelis/Divaldo P. Franco          Momentos de Consciência

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário