quarta-feira, 12 de junho de 2013

ADOLESCENCIA - A SEDE REAL DO SEXO IV

 Olá,

3.13 — Caráter psicológico predominante.

 Esta alternância do Espírito, ora em corpo de homem, ora em corpo de mulher, não é automática e nem uniforme: varia de Espírito para Espírito. Na maioria dos casos, permanece o Espírito longo tempo nas experiências de homem ou de mulher, consolidando características bastante fortes, na sua estrutura mental. É o que nos explica ainda Allan Kardec:



 “(...) pode acontecer que o Espírito percorra uma série de existências no mesmo sexo, o que faz que, durante muito tempo, possa conservar, no estado de Espírito, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa”. Revista Espírita 1866  Mês 01
Na atualidade, diz-nos com outras palavras o Espírito André Luiz:
 “Considerando-se que o sexo, na essência, é a soma das qualidades passivas ou positivas do campo mental do ser, é natural que o Espírito acentuadamente feminino se demore séculos e séculos, nas linhas evolutivas da mulher e que o Espírito marcadamente masculino se detenha por longo tempo nas experiências do homem”. “Ação e Reação” — André Luiz / F.C. Xavier — FEB — Cap.15
A sexualidade em cada criatura humana será sempre a soma das experiências adquiridas em corpo de homem e de mulher, embora uma delas seja o percentual maior no campo mental, determinando a condição de masculinidade ou feminilidade.

 3.14— Evolução incessante da estrutura psicológica sexual

Como somos chamados pela Lei de Deus ao aperfeiçoamento incessante, é natural que não vamos permanecer com a nossa vida mental estacionada e limitada indefinidamente em seu poder. A modificação das funções do Espírito na escola terrena, habitando em corpo de homem ou de mulher, faz com que a estrutura mental vá assimilando valores novos e transformando a sua personalidade, com o passar dos séculos. A posição mental de cada Espírito na feminilidade ou na masculinidade não é fixa, mas, transitória, porque evolui sempre. Como nos diz Emmanuel:
 “(...) Espíritos que aspiram a realizar tarefas específicas na elevação de grupamentos humanos, reencarnam “em vestimenta carnal oposta à estrutura psicológica pela qual transitoriamente se definem”.” “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier — FEB — Cap.21
Com o revezamento das experiências, cada vez mais acentuadas, de homem ou de mulher, na rota dos milênios, o Espírito vai acumulando as qualidades dos dois sexos, fazendo que a entidade imortal enriquecida apresente características femininas e masculinas, não na organização física, mas na sua estrutura psicológica, manifestando virtudes de ambos os sexos, mas com predominância de uma delas. É o que aprendemos com Emmanuel:
 “(...) através de milênios e milênios, o Espírito passa por fileira imensa de reencarnações, ora em posição de feminilidade, ora em condições de masculinidade, o que sedimenta o fenômeno da bissexualidade, mais ou menos pronunciada, em quase todas as criaturas”.
“Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier — FEB — Cap.21

 SEXO E EVOLUÇÃO              WALTER BARCELOS

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário