quinta-feira, 20 de junho de 2013

ADOLESCENCIA - A SEDE REAL DO SEXO V


 Olá,

3.15 — A bissexualidade na estrutura psicológica do Espírito

As ciências psicológicas da atualidade não conseguem determinar uma personalidade com normalidade integral, no sentido de feminilidade ou de masculinidade, em grande parte das criaturas humanas.
O fenômeno da bissexualidade é a pessoa apresentar em sua personalidade, em seus hábitos, em suas aptidões e tendências, qualidades tanto femininas quanto masculinas.
 Quanto mais virtudes de ambos os sexos possuir o Espírito, maior será o seu grau de evolução na hierarquia espiritual.


 Desenvolve o nosso entendimento o Instrutor do Espírito André Luiz:
 “(...) na Crosta Planetária, os temas sexuaís são levados em conta, na base dos sinais físicos que diferenciam o homem da mulher e vice-versa; no entanto, ponderou que isso não define a realidade integral, porquanto, regendo esses marcos, permanece um Espírito imortal, com idade às vezes multimilenária, encerrando consigo a soma de experiências complexas, o que obriga a própria Ciência terrena a proclamar, presentemente, que masculinidade e feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico.
Homens e mulheres, em espírito, apresentam certa percentagem mais ou menos elevada de características viris e feminis em cada indivíduo, o que não assegura possibilidades de comportamento íntimo normal para todos, segundo a conceituação de normalidade que a maioria dos homens estabeleceu para o meio social”. ”Sexo e Destino” — André Luiz / F. C. Xavier / Waldo Vieira — FEB  Cap.09-2P

3.16— Aquisição de qualidades.

 André Luiz nomeia as qualidades a serem adquiridas, tanto na masculinidade quanto na feminilidade: “Compreendemos, destarte, que na variação de nossas experiências adquirimos, gradativamente, qualidades divinas, como sejam a energia e a ternura, a fortaleza e a humildade, o poder e a delicadeza, a inteligência e o sentimento, a iniciativa e a intuição, a sabedoria e o amor, até lograrmos o supremo equilibrio em Deus.” “No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier — FEB — Cap.11

 Na sucessão ininterrupta das reencarnações, o Espírito é chamado pela Lei de Evolução a conquistar qualidades divinas, executando funções tanto na condição de feminilidade quanto de masculinidade.
O Espírito não pode ficar estacionado numa única característica, pois ficará sempre deficiente e não se alçará a vôos mais altos, na caminhada de ascensão para Deus. Se o Espírito  tem característica marcadamente feminina e não reencarnar em corpo de homem, para novas experiências, ficará impossibilitado de enriquecer de virtudes que somente em corpo de homem poderá o Espírito adquirir, e assim também no caso inverso.
Para o Espírito chegar à perfeição, é necessário que acumule qualidades que ambos os sexos oferecem, no campo da existência humana.

 3.17 — Perfeição do Espírito e os característicos sexuais .

À medida que o Espírito vai alcançando graus mais altos na hierarquia do aperfeiçoamento espiritual, vai ele perdendo as características acentuadas dos dois sexos, porque elas vão se fundindo para surgirem muito mais belas e superiores às qualidades humanas.
É o que afirma André Luiz:
 “Quanto à perda dos característicos sexuais, estamos informados de que ocorrerá, espontaneamente, quando as almas humanas tiverem assimilado todas as experiências necessárias à própria sublimação, rumando, após milênios de burilamento, para a situação angélica, em que o indivíduo deterá todas as qualidades nobres inerentes à masculinidade e à feminilidade, refletindo em si, nos degraus avançados da perfeição, a glória divina do Criador.”  “Evolução em Dois Mundos” – André Luiz / F. C. Xavier / Waldo Vieira –
FEB – Cap.12-2P

O Espírito, em chegando à perfeição, não apresentará, portanto, características masculinas ou femininas, como as conhecidas na Terra, mas, sim, a síntese gloriosa dessas virtudes desenvolvidas infinitamente, em plenitude de luz, sabedoria e amor.

 SEXO E EVOLUÇÃO                                      WALTER BARCELOS

Deixe seu comentário.

2 comentários:

  1. Por que Kardec fez a pegunta: "Os espíritos tem sexo?", qual era a intenção dele? Apenas atender a um questionamento didático e metodológico, pois abordava as múltiplas existências?
    Mais, qual é o estado do espírito na erraticidade, seria ela assexuado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite.
      Muito oportuno seu questionamento.

      “No sentido orgânico, biofisiológico, os Espíritos não têm sexo, pois não possuem corpo material e não se reproduzem.” “Na Era do Espírito” — F. C. Xavier / J. Herculano Pires lição 38.25

      Recordemos também as palavras de, Allan Kardec:
      “Os sexos só existem no organismo. São necessários à reprodução dos seres materiais, mas os Espíritos, sendo criação de Deus, não se reproduzem uns pelos outros, razão por que os sexos seriam inúteis no mundo espiritual.” Revista Espírita.1866 cap.1

      Excluir