quinta-feira, 11 de julho de 2013

ANALISAR ALQUIMIA DO AMOR II

Olá,

Alquimia é mistura profunda, densa e essencial, na tentativa de alcançar algo puro.  Ocorre na intimidade das coisas, assim como na profundidade da mente humana.
 No coração, os sentimentos se misturam na tentativa do encontro final e definitivo com aquilo que possa trazer plenitude.
 A vida humana apresenta uma série imensa de processos alquímicos, nos quais se misturam emoções, pensamentos e sentimentos que não pertencem à própria pessoa que a vive. Quando não se misturam os elementos adequados e nas proporções ótimas, a vida tenta corrigir, oferecendo avisos. Um deles é o adoecer.



 Na depressão, a alquimia ocorre entre a consciência e o inconsciente, para que o equilíbrio do sistema se recomponha adequadamente. Depressão é desconexão do indivíduo com seu eu maduro. É um desligamento psicológico com o mundo e com a afetividade. Ela sempre estará mostrando o quão insatisfeito o espírito está consigo mesmo, porém sem coragem para mudar.  Nela o espírito cria um sistema psíquico no qual pretende viver, que se mostra impraticável e sem saída.
Recuar, mudando seu sistema, parecelhe impossível e vergonhoso, restando-lhe, inconsequentemente, permanecer à espera de que algo mude externamente. A depressão é um estado psíquico estritamente psicológico, decorrente de fatores endógenos e espirituais, no qual a consciência sofre uma perda de energia e o eu sucumbe parcialmente ao inconsciente.
 Todo ser humano tem tendência a entrar em depressão, pois o contato com o inconsciente, intensificado na depressão, é fundamental ao processo de transformação da alma.
A depressão possui um núcleo em torno do qual giram os pensamentos do depressivo. Esse núcleo contém o cerne de seu problema, pois, por causa dele, a energia psíquica é consumida. Esse núcleo é o foco do problema, isto é, o motivo principal que provoca a derrocada do depressivo. Nesse núcleo há uma questão principal da qual o depressivo tem fugido ou se sente incapaz de resolver. Esse núcleo é o dragão que o depressivo não quer ou não sabe enfrentar, sentindo-se impotente diante dele.
Em muitos casos ele é imperceptível e, de tal forma sutil, que a pessoa não consegue saber a real razão pela qual entrou em depressão. Lidar com a depressão é o mesmo que entrar em contato com a falta de vida. É perceber os efeitos danosos que causa a ausência de esperança.
Como psicólogo, ao mesmo tempo em que desejo contribuir para ser útil àquela pessoa que atendo, tenho vontade de sacudi-la, para que perceba seu grande equívoco em fugir da vida.
São mortas vivas, contrariam a lógica da existência, que é viver, pois não existe o contrário. Não existe a não vida, pois a morte não a cessa.

ADENÁUER NOVAES       ALQUIMIA DO AMOR

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário