sexta-feira, 26 de julho de 2013

EVANGELHO - JOÃO BATISTA ENVIA DOIS DISCIPULOS SEUS A JESUS

Olá,

Mateus, cap. 11

1 E aconteceu que quando Jesus acabou de dar estas instruções aos  seus doze discípulos, passou dali a ensinar e a pregar nas cidades deles. 2 Como João, estando no cárcere, tivesse ouvido as obras de Cristo, enviando dois de seus discípulos. 3 Lhe fez esta pergunta: Tu és o que hás de vir, ou é outro o que esperamos? 4 E respondendo Jesus, lhes disse: Ide contar a João o que ouvistes e



 vistes: 5 Os cegos vêem, os coxos andam e os leprosos limpam-se, os mortos ressurgem, aos pobres anuncia-se-lhes o Evangelho.

O Precursor termina aqui sua missão. Com sua enérgica pregação, avisara o povo de que já estava encarnado aquele que lhe ensinaria o caminho reto, que conduz ao reino de Deus.
 João dera testemunho de Jesus à multidão que o tinha procurado no deserto. Agora que os homens tinham presenciado as ações nobres de Jesus e lhe tinham ouvido a palavra da Vida Eterna, mais fácil seria a João confirmar a vinda do Enviado.  E manda que dois discípulos seus interroguem Jesus perante testemunhas.
A resposta de Jesus é clara e positiva; não responde: eu o sou; mostra-lhes simplesmente as obras generosas que vinha realizando, como a dizer-lhes: julgai-me pelas minhas obras.
 Do mesmo modo serão reconhecidos os verdadeiros seguidores de Jesus: pelas suas obras.
Ao discípulo, não serão as palavras que afirmarão sua qualidade de praticante do Evangelho; suas obras é que deverão testemunhar isso.
 Como Jesus, o discípulo sincero não deixa atrás de si uma longa esteira de palavras sonoras, porém vagas. Deixa, sim, uma semeadura substancial de amor cristão, à qual consagrou o espírito bem formado.
Os cegos vêem, significa que a luz espiritual foi trazida à terra.
Os coxos andam, significa que foi ensinado à humanidade como caminhar para o reino de Deus.
Os leprosos limpam-se, significa que os que aceitassem o Evangelho purificariam suas almas.
Os surdos ouvem, significa que a palavra divina estava sendo pregada aos que nunca a tinham ouvido. Os mortos ressurgem, significa que a imortalidade da alma estava sendo revelada aos homens.
Aos pobres anuncia-se-lhes o Evangelho, significa que a verdadeira riqueza são os bens espirituais que Jesus ensinava como podiam ser adquiridos.
 E a humanidade, antes do advento de Jesus, jazia em grande pobreza espiritual.
A riqueza material não se conta por ser transitória, aqui ficando quando o espírito desencarnar.
 Na pátria espiritual julga-se a riqueza de uma alma pelo seu maior ou menor grau de espiritualidade que conquistou na terra.

 O EVANGELHO DOS HUMILDES             ELISUE RIGONATTI

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário