quarta-feira, 4 de setembro de 2013

EVANGELHO - No Esforço Evolutivo II

Olá,

Ide e pregai o Evangelho 

 Quando Jesus, observando as lutas do proscênio terrestre, aconselhou o “ide e pregai o Evangelho”, não pretendeu, de forma alguma, fossem os discípulos, tão somente, levar conforto aos sofredores, consolação aos aflitos, bom ânimo aos desalentados do caminho. Desejou, evidentemente, que, aldeia por aldeia, cidade por cidade, preparassem almas para o Reino que oportunamente haveria de construir no coração da Humanidade inteira.




 Jesus veio, também, educar. E o objetivo da pregação educativa do Mestre estende-se, tanto hoje como ontem, além fronteiras do nosso parco entendimento.
A palavra do Senhor é, simultaneamente, pão e luz na estrada.  Na Terra e no Espaço.
 “Eu sou o pão da vida.” “Eu sou a luz do mundo.” Pão que alimenta, fortalece, encoraja.  Luz que esclarece, orienta, dá responsabilidade.
 Comendo desse pão subjetivo, nutre-se o homem em definitivo. Não terá mais fome. Banhando-se nessa luz, torna-se consciente do seu glorioso destino, artífice de sua própria evolução. Entende que lhe cabe, na obra geral, coletiva, de aperfeiçoamento dos seres, uma contribuição que, por diminuta, nem por isso é menos valiosa.
 Há, nessa colaboração, um mérito indiscutível: — o da boa vontade.
 Aquele que sente, dentro de si, uma réstia da claridade divina, pode e deve influenciar no sentido de que todos co-participem do seu programa de aprimoramento.
 Esta influência nem sempre se verificará pelo maior ou menor número de livros que escreve, ou de conferências que profere, mas pela efetiva exemplificação no Bem. Na Moral e no Saber.
 Se o contingente maior de encarnados se constitui, inegavelmente, de seres retardados, infelizes, o campo de atividades do tarefeiro evangélico é muito grande.
A extensão desse campo desafia-lhe o esforço e a perseverança, o dinamismo e a resistência. Inteligências menos desenvolvidas vagueiam nas sombras da Terra e do Espaço, reclamando orientação caridosa.
Nos desvãos do crime e da loucura jazem desventurados companheiros de jornada, aguardando simplesmente uma frase alentadora, um conceito renovador. A palavra do Mestre continua ressoando, ressoando. Imperativa e fraterna, por mensagem de Esperança. “Ide e pregai o Evangelho”.

ESTUDANDO O EVANGELHO          MARTINS PERALVA

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário