sábado, 9 de novembro de 2013

ADOLESCÊNCIA - SEXO E DESEQUILÍBRIO

Olá,

5.3 — Ignorância na conduta sexual

As criaturas humanas encontram-se em profunda ignorância de si mesmas. No mundo de hoje, comandam e manipulam, com facilidade, uma enorme variedade de máquinas maravilhosas e complicadas, desde os mais simples aparelhos domésticos e veículos motorizados, até aos complexos computadores e naves de sondagens



dos espaços interplanetários, mas sentem-se incompetentes para dirigir suas mínimas emoções e atos de cada dia, na estrada luminosa do amor espiritualizado.
Vejamos o que nos fala o Instrutor do Espírito André Luiz sobre a ignorância sexual: “No exame das causas da loucura, entre individualidades, sejam encarnadas, sejam ausentes da carne, a ignorância quanto à conduta sexual é dos fatores mais decisivos. A incompreensão humana dessa matéria equivale a silenciosa guerra de extermínio e de perturbação. (...) o cativeiro da ignorância, no campo sexual, continua escravizando milhões de criaturas.” (“No Mundo Maior”  André Luiz / F. C. Xavier
CAP. 11)
Tal ignorância não se refere somente à prática sexual em si mesma mas, principalmente, às doações afetivas. Grande parte da Humanidade desconhece que é um Espírito imortal envergando um corpo físico transitório e que toda a sua complexidade de caráter e de sentimento nasce de sua vida mental. Não percebe que, para ser feliz por dentro, precisa obedecer às Leis Morais que Jesus nos ensina, através de seu Evangelho.
 O sexo é mental em seus impulsos e manifestações e, como tal, deve ser tratado na intimidade de nós mesmos. A maioria esmagadora da Humanidade não está interessada em administrar o seu mundo afetivo sob as luzes espirituais, pois permanece experimentando a impulsividade do instinto sexual, do amor possessivo, da viciação, das taras, não refletindo nas consequências morais de sua conduta infeliz. Em virtude disto é que a coletividade humana sofre aflitíssimos problemas morais e espirituais, há milênios, onde o desequilíbrio sexual surge por toda a parte, devastando lares e infelicitando criaturas.
 Ignoram as criaturas humanas que as emoções descontroladas, os desejos inferiores acalentados, os pensamentos infelizes cultivados, os sentimentos de posse exclusiva e os excessos de prazeres sexuais prejudicam e danificam profundamente a vida íntima, a organização mental, o nosso corpo espiritual e, consequentemente, o corpo físico.

 5.4 — Estados psíquicos do sexo torturado.

Fixação da mente na subconsciência . Como resultado dessa culposa indiferença às luzes do Espírito, vemos os imensos desastres morais por que passa a vida afetiva e sexual entre o homem e a mulher. Continua iluminando-nos o autor André Luiz:
“(...) fixar o pensamento no sexo torturado, com desprezo dos demais departamentos da realização espiritual, através do cosmo orgânico, é estacionar, inutilmente, no trilho evolutivo; é entregar-se, inerme, à influência de perigosos monstros da imaginação, quais o despeito e a inveja, o desespero e a amargura, que abrem ruinosas chagas na alma e que cominam ao exclusivismo, pena que pode avultar até a loucura e à inconsciência”. (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier CAP.11)
 Fixar o pensamento no sexo torturado não é problema somente dos que enveredam pelos excessos dos prazeres sexuais, pois é também um sintoma do sentimento doentio de nosso amor possessivo e da fixação mental em quadros sombrios oriundos de experiências sexuais e afetivas dolorosas, cometidas em vidas passadas ou na vida atual.
Os perigosos monstros da imaginação: o despeito, a inveja, o desespero e a amargura podem ser cultivados pela alma em uma vida inteira e prosseguirem na vida espiritual. O referido autor espiritual enumera outros deprimentes estados psíquicos, nascidos da fixação no sexo torturado:
“De mente desvairada, fixa no socavão da subconsciência, perdem-se no campo dos automatismos interiores, obstinando-se no conservarem deprimentes estados psíquicos. O ciúme, a insatisfação, o desentendimento, a incontinência e a leviandade alastram terríveis fenômenos de desequilíbrio.” (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier CAP. 11)
 A permanência nos infelizes estados psíquicos quais o ciúme doentio, a insatisfação sexual e afetiva, o desentendimento entre cônjuges, a viciação do prazer sexual e a leviandade nos compromissos afetivos assumidos, fazem surgir também variados sintomas de desequilíbrio na vida mental, de recuperação longa e difícil. Mergulhada a mente nestes estados psíquicos depressivos, o Espírito passa a já não viver o presente, mas, a revolver, recapitular e cultivar as sombrias experiências de vidas passadas, que se encontram como lembranças arquivadas no porão da personalidade — a subconsciência.

 5.5 — Enfermos da inquietação sexual

Os enfermos do sexo torturado encontram-se em todos os ambientes de sofrimento do mundo, não somente nos gabinetes de psiquiatras e sexólogos, mas também em grande parte nos hospitais de recuperação da saúde mental. Além desses, outra enorme legião de enfermos psíquicos encontra-se em seus próprios lares, exigindo uma dose de muita compreensão e amor dos familiares para ajudá-los na reabilitação espiritual. É o que instrui o mesmo autor, que vamos examinando:
 “Devidos à incompreensão sexual, incontáveis crimes campeiam na Terra, determinando estranhos e perigosos processos de loucura, em toda parte. (...) Milhões de irmãos nossos se conservam semiloucos nos lares ou nas instituições; são os companheiros incapazes do devotamento e da renúncia, a submergirem, pouco a pouco, no caliginoso tijuco das alucinações...” (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier  CAP.11)
 Muitos dos desequilíbrios psíquicos provêm das vidas pretéritas, nascidas da afetividade indisciplinada, das paixões incontroladas, do prazer sexual inconsciente, do amor possessivo e da falsidade sentimental. Distanciados do amor genuíno, nós, os humanos, em grande maioria, sabemos muito bem desejar para buscar desesperadamente ser amados mas não aprendemos ainda a doar amor no sentido de construir a paz, o equilíbrio, a liberdade e a felicidade.

 SEXO E EVOLUÇÃO              WALTER BARCELLOS

Seixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário