terça-feira, 19 de novembro de 2013

ADOLESCÊNCIA - SEXO E DESEQUILÍBRIO


Olá,

5.6 — Libertação do instinto sexual doentio

 Para sairmos desses estados íntimos infelizes que podem aprisionar a alma na masmorra de sofrimentos por séculos, é necessário, como nos diz o autor de “Nosso Lar”: “Ensinemo-los a libertar a mente das malhas do instinto, abrindolhes caminho aos ideais do amor santificante (...).“ (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier —
CAP.11)



Não libertaremos a mente destes profundos desequilíbrios, simplesmente na base de aplicação de técnicas de concentração mental, de meditação ou de permanência na fuga afetiva pela obediência a normas rigorosas de disciplina religiosa, visando a conquistar virtudes de um momento para outro. Essas novas atitudes pode facultar um descanso e fortalecimento para a alma, possibilitando a retomada de uma vida nova, mas não decretará, por si só, uma mudança profunda em nossos valores morais, pois são virtudes ilusórias que não suportarão, mais tarde, o choque com os testes indispensáveis. A virtude, para confirmar-se realmente, deverá ser provada e comprovada, inúmeras vezes, vencendo com valor moral as experiências difíceis e dolorosas. O Espiritismo não nos apresenta normas rigoristas para aquisição de virtudes imediatas. As técnicas de concentração podem ajudar, mas com a concentração nas técnicas de viver o bem legítimo para os outros, principalmente na vida afetiva e sexual. É o que nos explica André Luiz:
“Não desejamos, portanto, preconizar no mundo normas rígoristas de virtude artificial, nem favorecer qualquer regime de relações inconscientes. Nossa bandeira é, sobretudo, a do entendimento fraternal. Trabalhemos para que a luz da compreensão se faça entre os nossos amigos encarnados, a fim de que as angústias afetivas não arrojem tantas vítimas à voragem da morte, intoxicadas de criminosas paixões.” (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier — CAP.11)
 E o Espírito Emmanuel nos dá o seguinte esclarecimento sobre virtude:  “Virtude é o resultado de experiências incomensuravelmente recapituladas na vida.» (“Rumo Certo” — Emmanuel/ F. C. Xavier
LIÇÃO.23)

 5.7 — Processo individual de cura dos desvarios sexuais

 Os graves problemas das angústias afetivas que assolam a Humanidade inteira não podem ser resolvidos somente com a colaboração de livros científicos, distanciados das leis morais e dos valores espirituais, nem das orientações e indicações da Medicina, a influir e beneficiar somente a organização física, com desprezo pela personalidade espiritual. As enfermidades, antes de tudo, estão radicadas no Espírito e a criatura humana precisa buscar a cura por si mesma, com aprovação de sua consciência, materializada na boa vontade sincera em conquistar valores morais mais elevados. Vejamos a palavra segura do autor de “No Mundo Maior”:
 “O cativeiro nos tormentos do sexo não é problema que possa ser solucionado por literatos ou médicos a agir no campo exterior: é questão da alma, que demanda processo individual de cura, e sobre esta só o Espírito resolverá no tribunal da própria consciência.” (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier — CAP.11)
O equilíbrio moral e espiritual, tão desejado por todos nós, somente será adquirido se trabalharmos com paciência e perseverança o nosso próprio mundo interior, para uma vida mais nobre, iluminada pelos esclarecimentos espirituais e alimentado pelo amor verdadeiro, que proporcionará uma nova atividade mental e um comportamento mais fraterno e construtivo. Desse modo, aprenderemos a plantar a simpatia nos corações alheios, que, por sua vez, se transformarão em colaboradores na caminhada de nossa renovação, e conquistaremos também, pouco a pouco, o perdão e a reconciliação com aqueles que infelicitamos, com os nossos desvarios sexuais em vidas passadas.
A recuperação da alma, vítima do desequilíbrio sexual, exige o esforço individual na aquisição de valores indicados a todos nós pelo Nosso Mestre e Senhor Jesus-Cristo.
Continua elucidando-nos o médico espiritual André Luiz:
 “(...) cumpre-nos reconhecer que os escravos das perturbações do campo sensorial só por si mesmo serão liberados, isto é, pela dilatação do entendimento, pela compreensão dos sofrimentos alheios e das dificuldades próprias, pela aplicação, enfim, do ‘amai-vos uns aos outros’, assim na doutrinação, como no imo da alma, com as melhores energias do cérebro e com os melhores sentimentos do coração”. (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier — CAP.11)

 5.8 — Libertação do desequilíbrio sexual.

 O amor espiritualizado

É indispensável que a criatura humana, tanto o homem como a mulher, deixe seu coração ser inundado pela luz suave e aquecedora do Evangelho de Jesus, a fim de aprender a trabalhar na eliminação de suas próprias deficiências afetivas. O coração é o terreno que mais deveremos cultivar, pois é dele que nascem as forças de nossa vida.
 Adverte-nos o Instrutor de André Luiz:
“Convidemo-los a rasgar horizontes mais longes no coração. O amor encontrará sempre mundos novos. E para que tais descobertas se coroem de luz divina, bastará à criatura o abandono da ociosidade, que por si mesma combaterá a nefanda ignorância.” (“No Mundo Maior” — André Luiz / F. C. Xavier — CAP.11)
 Oamor espiritualizado é o remédio mais importante na recuperação dos desequilíbrios do sexo, pois com ele aprenderemos a dirigir nossas afeições com educação, responsabilidade, discernimento e fidelidade, na reconstrução de nossa felicidade, fazendo, antes de tudo, os outros mais felizes, principalmente a alma que nos entregou o próprio coração na vida a dois.

 SEXO E EVOLUÇÃO           WALTER BARCELLOS

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário