quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Adolescência - CONHECIMENTO E CONSCIÊNCIA

Olá,

Através de uma análise cuidadosa do comportamento humano, Jung constatou que em todos os povos há uma predominância de crença em três fatores essenciais á vida: Deus , a sobrevivência da alma e a ação benfazeja pelo próximo tanto quanto a si mesmo.
Variando de denominação e forma de aceitação, de filosofia e fé religiosa, esses três princípios são fundamentais á sustentação do grupo social e à felicidade individual.
São esses conceitos básicos que serviram de suporte à ética e ao pensamento filosófico, abrindo perspectivas mais amplas à integração do ser no grupo social.
Essas manifestações procedem, originalmente, do eu espiritual e são trazidas da Erraticidade onde ele se encontrava antes da reencarnação. Por tal razão , o conceito do arquétipo coletivo do mesmo Jung, que tentaria explicar a crença, ao invés de haver surgido no indivíduo e transmitido às gerações sucessivas, tem a sua causalidade na origem espiritual da vida , que permanece em germe no processo da evolução, até o momento quando assume forma e expressão na consciência atual.
Necessariamente , através dos tempos , os espíritos missionários, portanto, mais evoluídos, tomaram esses princípios e os desdobraram, apresentando-se nas várias formas de crenças e religiões, com os cultos compatíveis ao estágio cultural de cada época, povo e raça.
À medida que são aprendidos os seus profundos  significados, revestem-se das fórmulas desnecessárias e passam à posição ética de comportamento em relação à vida, a si mesmo e ao próximo. Eles permitem uma plena integração da criatura com o seu Criador, consigo mesma e com outro ser, sem cuja identificação a felicidade se lhe torna impossível.
Ninguém é realmente feliz a sós. O exílio voluntário , a solidão, constituem método para disciplina mental, moral e comportamental. Realizado , porém, o curso de domínio da vontade, a sua aplicação no cotidiano, no relacionamento humano, dirá da sua eficácia e dos resultados do tentame. Experiência não testada é adorno que não merece confiança. Conhecimento não aplicado é informação que ignora a finalidade.
O ser humano é sociável, portador do instinto gregário para crescer no relacionamento com os demais onde quer que se encontrem. Sem tal enfrentamento , os seus valores são desconhecidos e suas resistências certamente são fracas. O conhecimento da imortalidade conscientiza o ser para um comportamento ético elevado em relação ao seu próximo, tudo lhe fazendo conforme o padrão que lhe constitui ideal e que, por sua vez, gostaria de receber. Nesse sentimento de solidariedade se encontra a meta desafiadora que deve alcançar no processo evolutivo e de auto-iluminação.
 Todo um esquema de projetos para tornar realidade se apresenta a partir do momento em que a sua existência física adquire sentido, significado e finalidade, que não se interrompem com a morte orgânica, no seu incessante fenômeno de transformações moleculares. A visão imortalista enseja uma dilatação de objetos em relação à vida, pois que , logrado um patamar de valores e realizações, outro surge atraente, propiciando novos esforços que facultam o contínuo crescimento intelecto-moral do candidato decidido.
Questões e circunstância afligentes, que se apresentam no contexto social como relevantes e que respondem por incontáveis conflitos geradores de infelicidade cedem espaço a legítimas aspirações de plenitude, que se colocam acima das questiúnculas cuja importância é-lhes atribuída, em razão de não passarem de frivolidades, desperdícios de tempo e de emoção. Isto porque, a certeza da causalidade divina e da sua justiça faculta uma real conscientização de conteúdos em favor do próprio futuro, que tem começo desde então. O conhecimento , portanto, racional, lógico e emocional, sobre Deus, sobrevivência e função do amor ao próximo, conscientiza o ser a respeito da sua humanidade, e da destinação gloriosa que logrará no futuro .
Allan Kardec, preocupado com a questão em torno da felicidade, indagou aos nobres mentores qual a forma de enfocá-la, e eles responderam, conforme está em O Livro dos Espíritos, na questão de numero 919:
 "-Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir à atração do mal ?
 - Um sábio da antiguidade vô-lo disse : Conhece-te a ti mesmo."

 Joanna de Ângellis/ Divaldo P. Franco                            Momentos de Consciência

 Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário