segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Adolescência - SAÚDE E CONSCIÊNCIA

Olá,

A fim de que a pessoa adquira ou preserve a saúde é imprescindível a conscientização de si mesmo, da sua maneira de ser. Normalmente , por hábito vicioso , prefere e aceita os estados negativos e alterados de comportamento com os quais a consciência anseia , abrindo espaço para as doenças ; permite-se desse modo , a raiva , o ciúme , a queixa, a ansiedade, e tomba em depressões injustificáveis que são as portas de acesso a enfermidades variadas.
Justificando sempre os pensamentos perturbadores e as ações perniciosas, recusa-se á renovação da paisagem mental com a consequente mudança de atitudes, mais se predispondo ao desequilíbrio.
Os sinais de alarme em torno da situação surgem quando se deseja :
 pedir desculpas por uma reação infeliz e não logra fazê-lo ;
 recomeçar uma tarefa que a ira interrompeu e sente dificuldade ;
abraçar alguém inamistoso e vê-se impedido;
discutir um assunto desagradável e é tomado por um silêncio constrangedor ;
 iniciar uma conversação e sente-se incapaz ou desinteressado ;
 permanecer acordado sem libertar-se de uma idéia intranquilizadora ;
 continuar ansioso, mesmo quando não há razão que o justifique ;
 não conseguir dirigir palavras gentis a uma pessoa querida ;
sentir-se trêmulo ou deprimido, diante de alguém que lhe parece superior considerar-se diminuído no meio social no qual se movimenta...
Esses sintomas e outros mais , caracterizam estados predisponentes ás doenças.
 A aceitação dessas circunstâncias significa preferência de infelicidade á harmonia.
Cultivando esses estados , bloqueia-se a consciência, que se entorpece, volvendo a um estágio inferior, no caso, á sensação que ainda lhe predomina no processo evolutivo.
Sendo a pessoa livre para preferir ser saudável ou enferma, cabe á consciência agir com liberdade profunda, isto é , a opção de ser feliz.
Começa por te desfazeres dos padrões mentais antigos, negativos, que te condicionaram á aceitação dos comportamentos doentios.
O treinamento de novas maneiras de pensar , baseadas na ordem , no bem  geral, na superação das próprias possibilidades, criará automatismos e reflexos que trabalharão pela tua harmonia e saúde.
É necessário assumir o controle de ti mesmo, o que equivale dizer , à conscientização, esse estágio superior no qual a emoção conduz a sensação.
 Infinitas mensagens são dirigidas da mente ao corpo, produzindo hábitos que se arraigarão , substituindo aqueles que se responsabilizam pela desordem e doença.
O teu cérebro, com os seus extraordinários arquivos, está sempre armazenando dados com a capacidade de fixar dez novos fatos por segundo . Pode parecer difícil saíres de uma situação desgastante para uma outra agradável. E é , realmente. No entanto , toda aprendizagem exige a repetição da experiência até a sua fixação em definitivo.
Do mesmo modo, a aquisição de valores e padrões de felicidade vai além do simples querer , deambulando pelos caminhos do conseguir.
A tecnologia deu o seu mais expressivo salto nos tempos modernos , quando três jovens cientistas americanos descobriram o transistor , miniaturizando peças e equipamentos que aceleraram o progresso da civilização.
 Não medir esforços para a aquisição da saúde , mediante a consciência do dever para consigo mesmo, é o desafio a enfrentar e vencer, através das pequenas peças do sacrifício , da perseverança e do trabalho.
 Na questão número 912 de O Livro dos Espíritos , ALLAN KARDEC interrogou:
 Qual o meio mais eficiente de combater-se o predomínio da natureza corpórea ?
 Pratica a abnegação. Com este esforço desfrutar-se-a de consciência, saúde e paz.

 Joanna de Ângellis/Divaldo P. Franco                    Momentos de Connsciência

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário