terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Vigilância - Terapia mental

Olá,
As mágoas nos fazem adoecer, dai porque devemos interpretar quem nos ofende como doente.
 Se respondermos a ofensa guardamos conosco a lata de lixo que nos foi jogada. O ensinamento do Cristo é uma verdadeira terapia mental.
 Chico Xavier Lições de Sabedoria, organização de Marlene Rossi Severino Nobre, FE Editora Jornalística

 Na visão de Chico Xavier, a mágoa poderia ser equiparada a uma doença transmitida pela bactéria da ofensa e que se desenvolve em nosso organismo quando não a combatemos com o antídoto do perdão.
Quando seguramos a ofensa em nosso mundo interior, quando ficamos ruminando na mente as palavras que nos machucaram e muitas vezes até partimos para o revide, mergulhamos numa lata de lixo energético, com todas as consequências negativas que tal conduta implica, sendo a principal delas a erupção de muitas enfermidades.
 Não podemos controlar o que os outros dizem a nosso respeito, tampouco as atitudes que têm para conosco. Mas temos o controle e a responsabilidade sobre a maneira de como iremos reagir a tudo isso.
 A mágoa não é a única possibilidade que se tem diante da ofensa. Usando uma linguagem figurada, Jesus propõe que, se alguém  bater em nossa face, possamos também oferecer a outra. Mateus 5, 39
 Quando Jesus pede para fazermos assim, na verdade ele está nos ensinando a não agir da mesma forma que o agressor, não revidando a ofensa, não devolvendo a agressão.
 Jesus está mostrando que temos outra opção além do revide. Se devolvermos a ofensa, estaremos nos nivelando a quem nos agrediu, e assim ficaremos com a lata de lixo que nos foi jogada.
 A agressividade é um mal que faz mal a quem a pratica. Revidar o mal com o bem é a melhor defesa para a nossa paz. Muitas vezes, os nossos problemas decorrem do excesso de lixo emocional que temos guardado ao longo da vida.
 Precisamos fazer uma grande faxina em nossa mente e jogar fora todos os detritos acumulados em forma de mágoas e culpas.
 O médium Chico Xavier afirmava que o perdão é terapêutico, porque cicatriza as feridas emocionais causadas pelas pedradas das ofensas. Não perdoar é segurar o mal dentro de si, e, como o mal atrai o mal, damos oportunidade para que surjam em nossa vida moléstias, perturbações espirituais, dificuldades financeiras, agressões, acidentes, problemas amorosos, etc. Não perdoar é assumir para si a lei da vingança, com o consequente retorno a nós mesmos de todo o mal que houver saído de nossos pensamentos, palavras e atitudes.
Vamos nos lembrar de que seremos julgados pela mesma lei que julgamos os outros, conforme ensinou Jesus.Mateus 7,2. 9
 Não perdoar é condenar-se; perdoar é obter a absolvição para si mesmo.
 Perdoar é abrir mão da mágoa, é deixar de ser vitima.
 Perdoar é não permitir que a nossa vida seja controlada pelos outros.
Perdoar é reconhecer que a pessoa que nos ofendeu também está magoada e doente.
Perdoar é abrigar-se num poderoso esconderijo contra a maldade alheia.
 Perdoar é trazer saúde para o corpo e paz para o espirito.
 Perdoar é tirar todos os nós que amarram a nossa vida.
Perdoar é um presente que se oferece primeiramente a si mesmo.
 É um banho gostoso que tomamos quando nos sentimos sujos. É deitar numa cama macia e confortável depois de anos dormindo no chão.
 Perdoar é o caminho mais seguro para quem deseja voltar a ser feliz.
 Quem deseja cura e libertação para sua vida precisa fazer do perdão uma prática diária e permanente. Comece esse trabalho agora mesmo, tão logo esta leitura.
 Gosto de um exercício mental que realizo imaginando minhas mágoas e culpas como balões que estão presos em meu corpo. Tudo o que tenho a fazer para perdoar é retirar os nós que me prendem a esses balões e soltá-los no ar.
Visualizo fortemente os balões subindo às alturas até desaparecem por completo da minha visão e da minha vida, e faço isso com imensa vontade de querer me desligar definitivamente do mal que entrou em mim.
 Sugiro que você faça esse exercício sentindo Jesus ao seu lado ajudando-o a soltar os balões e levá-los para bem longe da sua vida.
Perdoar é isso: soltar, libertar-se de algo que nos amarra ao sofrimento, deixar ir o que nos machuca. Mas é preciso querer soltar, querer se desligar, porque muitos preferem segurar a mágoa ou a culpa para punirem aqueles que o ofenderam ou flagelarem-se com o próprio sofrimento.
 Eu compararia essa atitude com um verdadeiro suicídio.
Quem não perdoa ao próximo ou a si mesmo está se matando aos poucos.
A Dra. Robin Casarjian, terapeuta americana, aponta em seu livro pesquisas científicas que identificaram como característica psicológica-chave das pessoas com tendência ao câncer uma inclinação a guardar ressentimentos e uma marcada incapacidade de perdoar.  O Livro do Perdão, Rocco.
 Por isso está certo Chico Xavier ao afirmar que as mágoas nos fazem   adoecer e que o perdão é uma verdadeira terapia mental, pois tira da mente o lixo que pode cair em nosso corpo.
 O perdão é assim o mais eficiente remédio para a cura e libertação de nossos males.
 Mas a decisão de tomar o remédio é de cada um de nós. Estarei torcendo para que você solte o quanto antes os balões que estão impedindo a sua felicidade.


José Calos de Lucca                                                    Cura e Libertação

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário