terça-feira, 24 de junho de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E INTEGRIDADE

Olá,

 A criatura que busca a integridade , o estado de equilíbrio moral em toda sua amplitude, já adquiriu a consciência de si mesma, havendo logrado o amadurecimento psicológico resultante da observância correta das Leis da Vida.
 A Vida são as sucessivas etapas do processo evolutivo graças às quais o espírito avança, de experiência em experiência , modelando o anjo que lhe dorme em latência , manifestação do psiquismo divino, sua origem , sua causalidade.
Na trajetória que enceta, normalmente o ser se vincula às comodidades da conjuntura carnal, seja pelos atavismos animais que nele predominam , ou porque se acomoda `a situação em que estagia , sem
dar-se conta da imperiosa necessidade de crescimento.
 Todo desenvolvimento rompe amarras, facultando libertação e , às vezes, gerando dor.
 Buscando fugir às dores , normalmente engendra mecanismos de transferência de que se utiliza para o prazer, passando a depender deste, assim programando os inevitáveis futuros sofrimentos. Somente a consciência dos objetivos da vida, em seu conjunto favorece a visão correta para uma conduta existencial preparadora da etapa futura , e sucessivamente. Porque a morte não interrompe a vida , antes abre a porta na sua direção é imprescindível que a escalada corporal seja uma preparação para a espiritual e, por consequência , para a futura reencarnação. Decorrem disso os fenômenos que se apresentam na área do comportamento, e, com eles, as tendências , inclinações , aspirações, temperamento...
A integridade resulta da disciplina das tendências negativas , das aspirações superficiais a favor dos valores de expressão profunda e da plena consciência de objetivo e significado existencial. Se desejas possuir a integridade da criatura de bem, treina os pequenos deveres, as realizações de significado modestos. É muito fácil tornar-se gigante nas grandes e expressivas realizações.
 Os verdadeiros triunfadores no entanto , agigantam-se nas pequenas coisas enobrecendo-se nos labores de significado inexpressivo , sem os quais ruem as grandiosas construções e tornam-se prejudicados e impraticáveis os complexos projetos. Apaga-se , esse trabalhador , nas situações de alta projeção, toma a responsabilidade nos serviços das horas sem aparente significação.  Não é notado quando presente , pois que todos se acostumaram ao seu equilíbrio, à harmonia do conjunto , no qual labora, no entanto , quando não se encontra, todos lhe notam a ausência e compreendem-lhe o valor.
 O homem integro é fiel ao dever e nunca deserta. Ele em consciência da sua utilidade, que constrói e , por consequência , é responsável, discreto e operoso. Quando se buscam sensações novas de agradar o ego , ainda não se adquiriu a consciência da integridade. Difícil para triunfo do ser humano sobre si mesmo, porquanto essa conquista se deriva da vivência do bem e da ordem, apos o tirocínio da consciência lúcida.
 ALLAN KARDEC,
com extraordinária capacidade de discernimento, trabalhou a própria consciência , aplicando-se as lições recebidas dos espíritos no comportamento e , estabelecendo as linhas básicas da integridade, definiu-as no homem de bem, como sendo o portador das excelentes qualidades do coração , da mente e do caráter, tomando como símbolo a figura de Jesus, conforme a questão 625 , de O Livros dos Espíritos :
 Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para servir de guia e modelo ?
 Jesus.
- Responderam os Sábios Instrutores do Mundo Maior , deixando-nos o exemplo máximo de consciência e integridade.

 Joanna de Ângellis/Divaldo P. Franco                                        Momentos de Consciência

 Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário