sexta-feira, 4 de julho de 2014

Adolescência - CONSCIÊNCIA E ALIENAÇÕES MENTAIS

Olá,

 A consciência encontra-se no homem em todos os estágios do seu processo evolutivo.
 Nas faixas primarias manifesta-se como lampejos de discernimento, que o propelem para a conquista de degraus e patamares mais elevados. Não obstantes a predominância dos instintos agressivos, vez que outra ela surge e clareia a noite tormentosa dos impulsos imediatistas, ampliando os horizontes de percepção do ser.
Mais tarde, á medida que a razão se desenvolve , a capacidade de consciência se dilata, podendo ser vítima dos mecanismos escapistas da astúcia e do intelecto, que a adormecem, lesam-na ou intoxicam-na com os vapores perniciosos da frieza emocional. Assim mesmo, ela rompe as dificuldades e lucila, abrindo espaços para o discernimento e os conflitos que decorrem da sua percepção ante os atos incorretos.
 Somente quando o indivíduo vence as etapas primárias , e as experiências se fazem mais significativas, mediante a compreensão do sentido elevado da vida, é que ela se manifesta com plenitude e passa a comandar o direcionamento da existência, revelando-se vitoriosa.
 A consciência é o árbitro interno , que se encarrega de estabelecer as diretrizes de segurança para a vida. Variando a sua lucidez conforme o estágio de desenvolvimento alcançado, somente quando se torna equânime, pode conduzir o ser com sabedoria.
 Enquanto é severa , exigindo rudes reparações em relação ao erro praticado, detém-se no primarismo do desforço. Se , por outro lado , apresenta-se benigna em relação aos enganos, falta-lhe a maturidade que a capacita para a superior finalidade.
 A consciência estua, quando ,refletindo as leis de Deus, direciona a criatura para o bem, a ventura, o avanço tranquilo em clima de fé e esperança. A consciência enobrecida estabelece o programa de reparação com fundamento nas leis do amor, e o de evolução nos mesmos códigos, sempre apoiada à justiça e à verdade. Na psicogênese profunda das alienações mentais encontra-se a consciência de culpa, geradora dos tormentos que se apresentam como processos de reedificação, recompondo os painéis do dever mediante os dolorosos mecanismos da desordem mental.
 O desarranjo dos equipamentos psíquicos proporciona ao espírito sofrimentos insuspeitáveis, como forma rigorosa de apaziguamento da consciência. Sendo o homem o autor da sua realidade moral, através da conduta que se permite no curso das existências corporais, em cada etapa elabora o método de crescimento interior pelo que realiza. Quando delinque, insculpe a fogo no seu arcabouço profundo os meios reparadores, particularmente na área mental. Ignoradas as ações infelizes que a justiça humana não alcança, a consciência , que sabe, desarticula os complexos mecanismos da razão em desequilíbrio, que somente a dor expungitiva recomporá.
 No quadro das alienações mentais, seja nas psicopatologicas conhecidas e academicamente estudadas ou nas graves obsessões, é a consciência culpada que faculta a instalação do mal, que se exterioriza de maneira rigorosa em processo de reajustamento e reequilíbrio. A consciência equânime se mantém com os recursos dos bons pensamentos e das reflexões, que são os meios valiosos ao alcance do ser para a sua plena edificação.
 A consciência lúcida e tranquila é a terapeuta segura para as alienações mentais, razão pela qual todo paciente que requeira a saúde , não se deve escusar ao trabalho hercúleo de pacificar-se, usando a oração , a meditação, o autoconhecimento e as ações enobrecedoras, equipamentos esses propiciatórios para uma consciência de paz, responsável pela conquista do progresso.
 Na questão de número 834, de O Livros dos Espíritos , ALLAN KARDEC indaga :
 É responsável o homem pelo seu pensamento ?
 Perante Deus , é. Somente a Deus sendo possível conhecê-lo , ele o condena ou absolve, segundo a sua justiça. As alienações mentais são, pois , a condenação de Deus aos pensamentos e atos incorretos da consciência primária e equivocada.

 Joanna de Ângellis/Divaldo P. Franco                               Momentos de Consciência

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário