quinta-feira, 24 de julho de 2014

Adolescência - JESUS E TORMENTOS

Olá,

 Genericamente, o homem tem sido considerado como a massa física e mental, ainda incompleta, que demanda o túmulo e ali se consome.
 As religiões reportam-se à alma com um destino adrede fixado para o futuro, repousando na ociosidade ou padecendo na punição intérmina.
 O mundo é, para os primeiros, um lugar de prazeres imediatos com a inevitável presença do sofrimento, que faz parte da sua imperfeição; para os segundos, é “vale de lágrimas”
ou “lugar de degredo”.

De um lado, a simplista informação do nada após a morte; do outro, a fatalidade preestabelecida, violando os códigos do querer, do lutar, do vencer. Uma e outra corrente de pensamento conduz, inevitavelmente, aos tormentos.
 Aqui, o gozo até a lassidão dos sentidos, e ali, a amargura frustrante. a castração da alegria em mecanismos de evasão da realidade. Fundamentados nessas propostas, surgem aqueles que vivem para fruir e os que se recusam à satisfação.
 Jesus foi o protótipo da felicidade.
 Amava a Natureza, os homens, os labores simples com os quais teceu as Suas maravilhosas parábolas. Não condenava as condições terrenas, não as exaltava. Na posição de Mestre ensinava como se devia utilizá-las, respeitando-as, com elas gerando alegria entre todos, abençoando-as.
 Como Médico das almas propunha vivê-las sem pertencer-lhes, assinalando metas mais elevadas, que deveriam ser conquistadas com esforço pessoal.
 Os tormentos humanos procedem da consciência de culpa de cada criatura.
 Originário de outras existências corporais, o Espírito herda as suas ações, que ressurgem em forma de efeitos. Quando aquelas foram saudáveis, estes se lhe fazem benfazejos. O inverso é, igualmente, verdadeiro.
 Dos profundos arcanos da individualidade surgem as matrizes das aflições que se lhe estabelecerão no ser como processos depuradores, facilitando a instalação das enfermidades, dos tormentos, das insatisfações. Da mesma forma, criam-se-lhe as condições favoráveis para a existência, fácil ou árdua, no lar caracterizado por problemas sócio-econômico-morais, ou enriquecido de amor e recursos que lhe favorecem a jornada.
 No ser profundo, imortal, encontram-se as raízes dos fenômenos que agora lhe repontam sobre o solo da organização carnal.
 Os teus tormentos atuais são tormentos que engendraste em vidas passadas.
 Atormentaste com impiedade e agora sofres sem conforto.
 Afligiste sem misericórdia e ora padeces sem afeição.
 Inquietaste com perversidade e hoje te perturbas sem consolo.
 O teu íntimo é um caldeirão fervente. Os conflitos se sucedem e sais de um para outro desespero.
 Tens dificuldade em exteriorizá-los, verbalizá-los, aliviando-te.
 Fobias, complexos, recalques dominam-te a paisagem mental e te sentes um fracassado.
 Retempera o ânimo, porém, e sai do refúgio dos teus tormentos para a luz clara da razão.
 Ninguém está, na Terra, fadado ao sofrimento. aos conflitos destruidores.
 Todos retornam ao mundo para aprender, recuperar-se, reconstruir.
 Na ausência do amor-ação, aparece-lhes a dor-renovação. Assim, dispõe-te à paz, à libertação dos tormentos e lograrás alcançá-las.
 No inolvidável encontro de Jesus com a mulher de vida libertina, que Lhe lavou os pés com unguento de lágrimas, enxugando-os com os seus cabelos, temos a psicoterapia para todos os tormentos.
 Disse Ele ao anfitrião que o censurava mentalmente por aceitar a atitude da pobre atormentada:
 “Ela muito amou, e, por isso, os seus pecados lhe serão perdoados.”
Fitando-a com ternura e afeição, recomendou-lhe:
“Vai-te em paz, a tua fé te salvou.”
 O amor que se converte em reparação de erros é a eficiente medicação moral para todas as chagas do corpo, da mente e da alma.
 Ama e tranquiliza-te, deixando os teus tormentos no passado, e, ressuscitando dos escombros. ressurge, feliz, para a reconstrução sadia da tua vida.

 Joanna de Ângellis/Divaldo P. Franco                  Jesus e Atualidade

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário