quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cotidiano - VIGIAR PARA QUÊ?

Olá,

 Vigiar na expressão correta será, decerto, espreitar, observar, permanecer atento, mas na palavra do Cristo e, sobretudo, no conceito espírita cristão, o termo ganha em extensão e profundidade.
 Vigiar e vigiar, mas para quê?
 A opinião popular para definir atitude acautelatória costuma repetir que é necessário abrir os olhos, esquadrinhar pormenores em torno, certificar-se quanto a isso ou aquilo.
 E não poucos espíritos, mesmo aqueles que se mostram servidos por excelente cultura, imobilizam os ponteiros do relógio da observação pessoal nos minutos infelizes de situações e pessoas, qual se o tempo não fosse concessão divina, em desdobramento constante, favorecendo a melhoria e a renovação permanente de tudo.

 Realizam notável serviço de alerta e catalogam defeitos e falhas, com primorosas coleções de censuras e avisos.
 Evidentemente, ninguém deve menosprezar conselhos e previsões, no entanto, vigiar, na temática de Jesus é identificar a região moral onde o socorro se faça preciso e efetuá-lo sem alarde, no espírito da caridade real que estende a mão direita sem que a esquerda tome conhecimento disso.
 De que adiantaria um professor que vigiasse os alunos sem ânimo de ministrar-lhes instrução?
Ou um semeador que montasse leal sentinela, à frente do campo, sem o menor intento de cultivá-lo? Vigiemos, sim, mas para descobrir o processo de auxiliar com segurança na edificação do melhor e na preservação da harmonia.
 Procuremos abrir os olhos para ajudar em silêncio e servir em proveito dos outros sem lisonja a nós mesmos.
 Reportamo-nos, frequentemente, à penúria e à ignorância que ainda infestam regiões enormes da Terra e descerramos colunas e colunas de jornais para convulsionar a emoção pública com a exposição dos desastres e tragédias que a miséria e a incultura patrocinam, mas, não será o caso de, antes, abrir os olhos para ver as necessidades do mundo a fim de suprimi-las sem vozerio?
 Conhecemos hoje os prodígios da imunização.
 Flagelos antigos, quais a varíola e a febre amarela foram extirpados do Planeta porque o homem, pela ciência, se empenhou a espreitá-las na origem, de modo a coibir-lhes os efeitos.
 Por que não sondar, pelas antenas da caridade, o que se deve fazer para evitar a criminalidade e a indigência?
 Disse-nos o Mestre: "orai e vigiai, para não cairdes em tentação", que podemos interpretar como sendo apelo a não cairmos na tentação da preguiça de quem se acomoda no mal, verificando males e denunciando males, sem nenhuma vocação para a obra do bem.

 André Luiz/Waldo Vieira                                         Sol nas Almas

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário