sábado, 8 de novembro de 2014

Evangelho - PARÁBOLAS DO TESOURO ESCONDIDO, DA PÉROLA, DA REDE

Olá,

Mateus Cap. 13

 44 O reino dos céus é semelhante ao tesouro escondido no campo, que quando um homem o acha, o esconde e pelo gosto que sente de o achar, vai e vende tudo o que tem e compra aquele campo.

 45 Assim mesmo é semelhante o reino dos céus a um homem negociante que busca boas pérolas.
 46 E tendo achado uma de grande preço, vai vender tudo o que tem e a compra.

 Jesus aqui nos adverte de que a verdadeira finalidade de nossa vida terrena, é obtermos a riqueza espiritual. Tão logo chegarmos a compreender que a real felicidade não consiste na posse transitória das coisas do mundo, de bom grado passaremos a trabalhar ativamente para entrarmos na posse dos bens espirituais.
E assim como o homem que vendeu tudo o que tinha para comprar o campo e o negociante de pérolas que trocou tudo por uma de alto preço, assim também nós, quando compreendermos o valor dos bens espirituais, tudo trocaremos por eles.
Quaisquer sacrifícios serão pequenos para realizarmos o reino de Deus no íntimo de nossa alma.

 47 Finalmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada no mar, que toda a casta de peixes colhe.
 48 E depois de estar cheia, a tiram os homens para fora e, sentados na praia, escolhem os bons para os vasos e deitam fora os maus.
 49 Assim será no fim do mundo: sairão os anjos e separarão os maus dentre os justos. 
50 E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali será o choro e o ranger com os dentes.

 Os espíritos se desenvolvem de acordo com o livre-arbítrio que Deus lhes concede. De tempos a tempos, a diretoria espiritual do globo procede, por ordem do Altíssimo, a uma seleção rigorosa dos espíritos que habitam o ambiente terreno: os que usaram de seu livre-arbítrio para cultivarem o bem, tornam-se dignos de passar a viver em planos mais adiantados do Universo, onde fruirão de felicidade imperturbável; os que usaram o seu livre-arbítrio para cometerem o mal são transferidos para planos inferiores, onde os aguardam rudes provas e expiações.
 Não devemos tomar a expressão fim do mundo no sentido absoluto. Jamais haverá fim do mundo, porque o Universo é eterno como o Criador. Essa expressão designa apenas o fim de um ciclo evolutivo da humanidade terrena.

 51 Tendes vós compreendido bem tudo isto? Res ponderam eles: Sim.
 52 Ele lhe disse: Por isso todo escriba instruído no reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
 À medida que formos assimilando e praticando as leis divinas, iremos abandonando as idéias velhas do passado e adotando as novas, as quais orientarão nosso progresso espiritual.
 O trabalho que deveremos executar para perfazermos nosso progresso espiritual, terá de ser realizado aqui na terra por meio de nossa luta diária pela vida, dos obstáculos e das dificuldades que se nos apresentarem, pelo estudo, pela prática do bem e pela reforma intima de nosso caráter. E para isso reencarnaremos tantas vezes quantas forem necessárias.

 Eliseu Rigonatti                                         O Evangelho dos Humildes

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário