terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Adolescência - SEXO E EDUCAÇÃO II

Olá,

 As imperfeições das criaturas na área sexual

 Vejamos algumas de nossas imperfeições na área da sexualidade, para avaliarmos sua extensão desastrosa em nós mesmos: as aberrações e excessos, a prostituição, a incontinência, os artifícios mentirosos de conquista, seja no namoro, no noivado ou no
casamento, a infidelidade conjugal, a bigamia, a insatisfação sexual, o ciúme, o desgosto, a frieza, a leviandade, o desentendimento entre os parceiros, o despeito, a inveja, o desespero, a amargura, a brutalidade, a separação de casais; os crimes e suicídios passionais nascidos de verdadeiras psicoses possessivas, tudo isto  ocasionando imensos desastres na vida emotiva das criaturas.
 Precisamos nos elevar pelas linhas do aperfeiçoamento espiritual, abandonando o sentimento animalizado, conquistando gradativamente o amor espiritualizado. Para isso é necessário abandonar as relações poligâmicas e permanecer na monogamia.

 Educação sexual: vontade, discernimento e responsabilidade

Ninguém educa ninguém, pois cada um educará a si mesmo, quando o desejar sinceramente.
O que o educador poderá fazer é esclarecer, orientar e estimular cada criatura a desenvolver espontaneamente os seus próprios recursos íntimos para um padrão moral mais elevado.
Em “O Livro dos Espíritos”, os Espíritos Superiores afirmam, respondendo a Questão 909:
“Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?
“Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade.
Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”
A vontade é a participação consciente, esclarecida e responsável da alma que deseja sinceramente melhorar, depois de muito sofrer e de reconhecer suas grandes imperfeições, seus graves erros e imensas deficiências.
O trabalho de vencer a si mesmo não é tarefa fácil.
A educação sexual com Doutrina Espírita recomenda a aplicação da energia sexual com discernimento e responsabilidade, sob as luzes do Evangelho de Jesus, porque somente com Ele haverá renovação profunda e definitiva de nossas personalidades.
 A Educação Sexual não se reduz simplesmente à união sexual fisiológica, dentro de um controle dirigido ou de abstenção imposta.
Vejamos o Espírito Emmanuel quando enaltece o aspecto moral para disciplinarmos a energia sexual: “(...) a energia sexual envolve o impositivo de discernimento e responsabilidade em sua aplicação, e que, por isso mesmo, deve estar controlada por valores morais que lhe garantam o emprego digno (...)“. “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier  - LIÇÃO .05.
Nossas imperfeições em matéria do instinto sexual desvairado são o resultado de milênios de faltas e viciações e estão profundamente arraigadas em nossa alma. Em virtude de nossa fraqueza moral, invigilância, indiferença e ignorância, voltamos sempre a cometer os maiores absurdos e crimes, em nome do amor, complicando e infelicitando o nosso destino.
Se desejarmos sair desta rotina de sombras, desequilíbrio e perturbação, devemos perceber e sentir a grande necessidade de educarmos a nós mesmos: “É aí que surge o esforço de auto-educação, porquanto toda criatura necessita resolver o problema da renovação de seus próprios valores.”
“O Consolador” — Emmanuel / F. C. Xavier  - PERG.184
 É imprescindível aprendermos a ser médicos de nós mesmos.
Procuremos em todos os momentos da vida, com os nossos melhores recursos íntimos, administrar e dirigir os próprios DESEJOS, EMOÇÕES e ATRAÇÕES AFETIVAS, com discernimento, ou seja, a claridade da razão iluminando a nossa vontade sincera, como o mentor espiritual Emmanuel nos observa:
 “(...) nossos irmãos e nossas irmãs precisam e devem saber o que fazem com as energias genésicas, observando como, com quem e para que se utilizam de semelhantes recursos (...).
“Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier  - LIÇÃO 01

 Educação do amor sexual

 Em virtude de nossa enorme fraqueza moral, não queiramos aparentar, de um momento para outro, ares de santidade, de heroísmo moral e controle completo de nossos impulsos.
 É muito difícil controlarmo-nos, quando as más tendências gritam mais forte em nós, em assuntos de viciação do amor sexual, cultivadas há milênios.
Há uma discrepância muito grande entre o saber e o fazer. O importante é procurar fazer sempre o melhor no campo afetivo, dentro do amor, da humildade, da fé e da coragem, para não esmorecermos e nem estacionarmos diante daquilo que devemos conquistar em Espírito.
A evolução espiritual não dá saltos.
Se cairmos em matéria de afeição mal dirigida, levantemo-nos de nossas fraquezas, o mais rápido possível, procurando não incorrer no mesmo erro. Se somos inconstantes no sentimento, procuremos fortalecer-nos no amor de Deus, na prece, na auto-análise, na compreensão e na prática do amor puro.

 Coração: fonte de imperfeições e de virtudes

Toda vez que o instinto sexual esteja dominando nossas emoções e desejos, busquemos usar o nosso altar íntimo: a consciência, O Espírito André Luiz nos recomenda:
“Use a consciência, sempre que se decidir ao emprego de suas faculdades genésicas, imunizando-se contra os males da culpa.”
 “Sinal Verde” — André Luiz / F. C. Xavier  - LIÇÃO .45
 Todas as imperfeições, viciações, paixões, inibições e complexos no campo do instinto sexual desorientado não são defeitos localizados nos órgãos genésicos, mas, sim, no CORAÇÃO.
 Nosso Mestre e Senhor Jesus nos ensinou isto, há dois mil anos como vemos no Evangelho de Mateus, Capítulo 15, vv. 18 e 19:
“O que sai da boca procede do coração e é o que torna impuro o homem; porquanto do coração é que partem os maus pensamentos os assassínios, os adultérios, as fornicações, os latrocínios, os falsos testemunhos, as blasfêmias e as maledicências.”
Ter educação sexual, nas ciências do mundo é, muitas vezes, conhecer bem todas as funções dos órgãos genésicos, as atividades do corpo e as funções psicológicas na sexualidade; a preservação ao máximo da higiene, evitando as doenças venéreas e outras, garantindo a saúde do corpo; desenvolver as técnicas da ação sexual, a fim de extrair o máximo de prazer, alegria, reconforto, estímulo e segurança para a união conjugal ou de qualquer outra situação de ligação sexual.
Educação sexual com Doutrina Espírita não é um adestramento para o prazer imediatista, pela satisfação máxima dos instintos, embora respeitável e necessário para o atual estágio espiritual da Humanidade, mas, sim, esclarecer, iluminar e fortalecer as almas interessadas sinceramente para a educação completa da personalidade, de seu caráter, de seus sentimentos, em busca de uma capacitação interior sempre mais crescente para um relacionamento superior e nobre na esfera de Espírito para Espírito, de coração para coração, dentro das regras morais do Evangelho de Jesus. EDUCAÇÃO SEXUAL É, ANTES DE TUDO, REEDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS.
Jesus nos fala qual deve ser a nossa principal preocupação na existência humana, segundo o registro do Espírito Humberto de Campos:
“(...) a edificação do reino do Céu no coração dos homens deve constituir a preocupação primeira, a aspiração mais nobre da alma, as esperanças centrais do Espírito”!...

Walter Barcelos                                               " Sexo e Evolução "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário