segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Adolescência - SEXO E EDUCAÇÃO

Olá,

 “Toda criatura na Terra transporta em si mesma determinada taxa de carga erótica, de que, em verdade, não se libertará unicamente ao preço de palavras e votos brilhantes, mas à custa de experiência e trabalho, de vez que instintos e paixões são energias e estados inerentes à alma de cada um, que as Leis da Criação não destroem e sim auxiliam cada pessoa a transformar e elevar, no rumo da perfeição.” — Emmanuel

“Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier - LIÇÃO 24

 — Uniões sexuais infelizes

 Deus criou simples e ignorantes todos os Espíritos, orientando-os e educando-os, através das vidas sucessivas, para a meta final: a perfeição.
A Humanidade ainda é constituída na sua maioria, de Espíritos imperfeitos, muito distantes dos cimos da evolução espiritual. O relacionamento entre os sexos, em quase sua totalidade, encontra-se bastante primitivo, perturbador, acidentado, desequilibrado e infeliz. Não fomos criados por Deus para permanecermos indefinidamente, pelos milênios afora, nestas situações espirituais bastante enfermiças: dos desejos insatisfeitos, das emoções primitivistas e grosseiras, das afeições desajustadas, das uniões infelizes e do relacionamento amoroso hipócrita.
 Nosso Senhor Jesus-Cristo veio à Terra com a finalidade de nos ensinar a Verdade e o Amor, para superarmos definitivamente tais contingências perturbadoras, que atormentam a maioria das almas humanas. Na vida sexual é que se encontra grande parte de nossas velhas imperfeições, que têm acarretado as experiências mais torturantes, dentro da Lei de Causa e Efeito, solicitando de todos nós o aperfeiçoamento necessário.
O sábio Espírito Emmanuel declara: “O sexo se define, desse modo, por atributo não apenas respeitável mas profundamente santo da Natureza, exigindo educação e controle”
 “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier  - LIÇÃO .01
 Que nós precisamos educar nossa sexualidade, disto não resta a menor dúvida.

 A educação sexual nas ciências médicas e psicológicas e na Doutrina Espírita

 Existe a educação sexual nas ciências médicas e psicológicas do mundo, buscando orientar as criaturas para uma vida sexual plena, efetiva e feliz, vencendo timidez, inibições e complexos diversos, e existe também a educação sexual segundo o Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita. Ambas têm orientações diferentes e às vezes contrárias.
 A primeira vê somente o corpo e o prazer imediatista; a segunda vê muito mais além, na esfera do Espírito, da personalidade eterna, da reencarnação e do destino.
A educação sexual do mundo se restringe quase que unicamente ao estudo da união sexual fisiológica, visando a alcançar o máximo de prazer e os  valores psicoterapêuticos que ela pode proporcionar.
A Doutrina Espírita não condena, nem despreza a orientação científica, e temos que a respeitar e valorizar no que ela tem de nobre, útil e construtivo para as criaturas humanas, mas, pelos esclarecimentos amplos e profundos que o Espiritismo nos oferece, percebemos que os pesquisadores, cientistas e escritores estão estudando, pesquisando e ensinando dentro de um campo limitado e diminuto sobre a sexualidade.
 Sexo não é somente união sexual de corpos!

 As dificuldades na educação sexual.

A satisfação dos instintos e o prazer do coração .

 A maioria dos problemas de afeição e relacionamento entre um homem e uma mulher não se encontra somente na união dos sexos corpóreos. O ato sexual é um acontecimento nobre dentro da Natureza, e todos os Espíritos da Terra, há milênios incontáveis, através das reencarnações, evoluem para a sua finalidade providencial.
 As dificuldades de ajustamento entre o homem e a mulher são muito mais de ORDEM MORAL do que propriamente física.
O QUE ESTÁ FALTANDO NA MAIORIA DAS UNIÕES SEXUAIS É O PRAZER DO CORAÇÃO.
O prazer imediatista poderá manter a união sexual, mas não cultivará, por si só, os vínculos do entendimento e da harmonia na vida conjugal.
Os Espíritos nos mostram a necessidade da educação moral, muito acima do instinto para o prazer: “(...) ao invés da educação sexual pela satisfação dos instintos, é imprescindível que os homens eduquem sua alma para a compreensão sagrada do sexo”.
“O Consolador” — Emmanuel / F. C. Xavier  - PERG .184

Não basta uma educação para o prazer, é necessário, antes de tudo, a educação da alma.
A sexologia procura orientar as criaturas a fim de desenvolverem a satisfação dos instintos para o fortalecimento da união conjugal, com desprezo quase completo pelos sentimentos e regras morais.
 A Doutrina Espírita nos esclarece, ilumina e orienta quanto à sexualidade na vida, mostrando-nos a sua origem divina e o quanto devemos crescer e aperfeiçoar-nos, a fim de sermos realmente melhores para o parceiro. Ela educa nossas almas para conhecermos, valorizarmos e empregarmos dignamente a sagrada função do sexo, dentro das linhas do amor, respeito e disciplina.

Walter Barcelos          "  Sexo e Evolução  "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário