domingo, 10 de maio de 2015

Adolescência - Sexo e Estímulo IV


Olá,

 17.8 — Verdadeira união conjugal: almas simpáticas

 O marido deve à esposa e a esposa deve ao marido não somente os estímulos que nascem da completa realização do instinto sexual satisfeito, bem como os estímulos que surgem da boa apresentação pessoal no sentido exterior, dos serviços materiais, do conforto doméstico, dos presentes, dos elogios e de tudo aquilo que possa satisfazer nossos desejos e vaidades pessoais.

Tudo isso tem sua importância, mas muito relativa e passageira, porque poderá esconder a falsidade de sentimentos.
Para a construção da verdadeira união conjugal é necessário ir mais além em espírito. Nem tudo aquilo que atende às necessidades do corpo físico satisfaz às necessidades e interesses profundos da alma. Somente os recursos de uma alma alimentarão as engrenagens sensíveis de outra alma.
Os cônjuges devem procurar doar estímulos mais elevados que cheguem até ao mundo mental do outro, fortalecendo-o para as lutas e trabalhos da experiência humana. A felicidade na união conjugal nasce principalmente do elemento espiritual que se doa mutuamente.

 17.9 — Estímulos espirituais edificantes

A fim de avaliarmos o que é o estímulo para a alma, de suma importância na vida conjugal, vejamos as palavras do Espírito Evelina Serpa, personagem central do livro “E a Vida Continua...”, quando confessa a um mentor espiritual o seu anseio mais profundo do coração, ante as lutas do progresso espiritual, que é também de todas as almas sensíveis na Terra.
 “(...) sinto necessidade de um estímulo (...) preciso de alguém que me escore o Espírito, que se me erija em apoio, na movimentação do cotidiano, em busca daquele estado de alma que apelidamos por paz interior, euforia ou mesmo felicidade”.
 “E a Vida Continua” – André Luiz / F. C. Xavier –CAP. 17
O que o Espírito, tanto o de caracteres femininos quanto o de caracteres masculinos, mais necessita são realmente os estímulos edificantes, que constituem as emanações fluídicas harmoniosas e sutis exteriorizadas do mundo mental do cônjuge em sua direção, os quais vão contribuir para a solidificação da união, garantindo a paz, a alegria, o encorajamento e a felicidade.
Enumeramos alguns desses estímulos edificantes, que todo homem e toda mulher são convidados a doar espontaneamente: a bondade, a compreensão, o bom ânimo, a delicadeza, a ternura, o respeito, a humildade, a paciência, o perdão, a alegria, o sorriso, a simplicidade, o carinho.
Cada um desses elementos enobrecidos do coração, possui sua carga eletromagnética harmoniosa específica, que é de importância vital para a manutenção e preservação da alegria pura e simples na vida conjugal. Para que vejamos a grandeza dessa verdade espiritual, temos a belíssima frase do Espírito Valerium:
“Sorriso é raio de luz da alma.”  
   “Ideal Espírita” — Espíritos Diversos / F. C. Xavier — LIÇÃO .10

Walter Barcelos           " Sexo e Evolução "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário