quarta-feira, 20 de maio de 2015

Evangelho - EXAMINANDO A SERENIDADE

Olá,

 Em face das dificuldades inadiáveis que surgem e ressurgem, senda afora por onde avanças,
 reveste-­te de serenidade para prosseguir.
Surpreendido pelas contingências afligentes que chegam a cada instante ao país do teu coração,
en­volve-te na serenidade para discernir.

Diante das informações malsãs que te são en­dereçadas com o sal da impiedade ou a pimenta do despeito, examina a serenidade para acertar.
Conquanto inquietudes te assaltem produzindo sulcos de dor e agonia na tua alma, não te situes a distância da serenidade, para atingir o êxito que te propões, na tarefa do equilíbrio.
 Serenidade é também medida que resulta de uma atitude reflexiva!
A serenidade não é uma posição estática que transcorre entre dias parados e atitudes indefinidas em volta da tua existência.
O rio singelo, que passa modulando entre seixos e pedregulhos, eriçando pequeninas ondas e
es­praiando-as pelas margens, transmite agradável sen­sação de serenidade sobre o leito conquistado. Serenidade é atitude rítmica de ação que não atinge altissonâncias nem reflui em pianíssimos que logo desaparecem.
A serenidade resulta de uma vida metódica, postulada nas ações dinâmicas do bem e na austera disciplina da vontade.
O espírito pacificado pode ser comparado ao solo que foi trabalhado demoradamente, arrancando escalracho e urze, drenando cursos violentos d'águas e semeando, em derredor, sebes protetoras para que as plantas do seminário novo possam desenvolver-se com harmonia em direção do alto.
 Diante da turbamulta que rogava, esfomeada, pães e peixes, Jesus, imperturbável, examinou as possibilidades de que dispunha no momento e mul­tiplicou o repasto...
Surpreendido em colóquio afetivo com os párias encontrados na sua rota se manteve tranquilo, sem anuir às acusações indébitas de que Ele tratava com gente de má vida e sem jactar-se de ser o salvador dos infelizes...
Exaltado pelo entusiasmo transitório dos que Lhe receberam o carinho salutar, conservou-se se­reno, na direção do bem sem limite de que se fizera o instrumento excelente do Pai...
Aclamado pelo delírio popular na entrada de Jerusalém, refletiu, no semblante contristado, a dor que o aguardava após o torvelinho da exaltação da massa em desassossego.
Inquirido pelos condutores de varapaus, após o beijo de Judas, se era Ele o buscado, não titubeou em assentir, afirmando: — “Eu o sou”.
 Experimentando as mais cruas acusações sem uma palavra de defesa, na mais dura soledade, sem uma só exigência, Jesus deu o testemunho mais pesado através da agonia pelo amor, e, sem qual­quer constrangimento, se manteve em serenidade admirável, para ensinar que a dinâmica da vitória sobre si mesmo é resultante do auto-descobrimento e da aplicação das próprias forças no exercício do perdão incondicional a situações, pessoas e coisas da rota evolutiva.
 Em qualquer situação em que te vejas colo­cado impostergavelmente, considera a serenidade dinâmica que produz equilíbrio e que resulta da ponderação demorada, para agires com acerto e atingires o ápice da tua integração no apostolado do amor verdadeiro.

 “Vai-te em paz”. Lucas: capítulo 7º, versículo 50.

“Aquele, pois, que muito sofre deve reco­nhecer que muito tinha a expiar e deve regozijar-se à idéia da sua próxima cura. Dele depende, pela resignação, tornar pro­veitoso o seu sofrimento e não lhe estragar o fruto com as suas impaciências, visto que, do contrário, terá de recomeçar”.
O E.S.E. Capítulo 5º — Item 10.

Joanna de Ângellis/Divaldo P. Franco                            " Florações Evangélicas "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário