segunda-feira, 15 de junho de 2015

Adolescência - SEXO E MATRIMÔNIO

Olá,

 “O marido dê a mulher o que é devido e, da mesma forma, a mulher, também ao marido.” — Paulo (I Coríntios, 7:3).

O  casamento é a união permanente de um homem e uma mulher, atraídos por interesses afetivos e vínculos sexuais profundos.
Esta união não é uma invenção humana, mas, sim, o resultado da
Lei Divina que nos criou para o regime de interdependência. Nenhum sexo é superior ao outro, pois um somente se realizará no outro.
O Espírito Emmanuel nos descreve os frutos abençoados da comunhão sexual pelo matrimônio: “Através dele (do sexo) dimanam forças criativas, às quais devemos, na Terra, o instituto da reencarnação, o templo do lar, as bênçãos da família, as alegrias revitalizadoras do afeto, o tesouro inapreciável dos estímulos espirituais.”
 “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier — LIÇÃO .01

18.1 — Casamento: compromisso e responsabilidade

Com a união conjugal, nasce automaticamente o compromisso de um para com o outro, pois ambos viverão na dependência um do outro.
No acasalamento entre os animais, não há compromisso e nem responsabilidade permanente, pois não existem os valores afetivos, morais e conscienciais em jogo, e são justamente esses valores que tornam o matrimônio uma realização superior e de serviços extensos e complexos para ambos os sexos.
Emmanuel nos esclarece: “O casamento ou a união permanente de dois seres, como é óbvio, implica o regime de vivência pelo qual duas criaturas se confiam uma à outra, no campo da assistência mútua.”
 “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier —  LIÇÃO .07

O casamento não é, pois, somente um contrato de compromisso jurídico, mas, muito mais, um contrato espiritual de consciência para consciência, de coração para coração, onde surgem compromissos mútuos: materiais, afetivos, morais, espirituais e cármicos, determinando responsabilidades intransferíveis de apoio mútuo.
A responsabilidade conjugal não se resume simplesmente em adquirir um título de mulher e de marido, de mãe e de pai, mas, muito mais, o desenvolvimento da compreensão precisa, do desejo sincero e do esforço constante para cumprir da melhor maneira possível os compromissos individuais, visando a um fim único, que é a sustentação da união para a felicidade mútua dos cônjuges e, consequentemente, a dos filhos.
Responsabilidade quer dizer também que, se não cumprirmos com a parte de nossos deveres, teremos que responder, mais cedo ou mais tarde, perante a Justiça Divina, por todos os prejuízos que provocarmos no parceiro ou na parceira, em virtude de nossa falsidade sentimental, frieza, leviandade, crueldade  e abandono.
Emmanuel nos mostra a gravidade da responsabilidade na união afetiva: “Imperioso, porém, que a ligação se baseie na responsabilidade recíproca, de vez que na comunhão sexual um ser humano se entrega a outro ser humano e, por isso mesmo, não deve haver qualquer desconsideração entre si.”  “Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier —  LIÇÃO .07

 18.2 — Simbiose de forças sexuais

A união matrimonial não está unindo somente dois corpos, duas estruturas de carne e ossos, mas em realidade duas almas, dois Espíritos com personalidades próprias, dois mundos psicológicos diferentes.
 É o Espírito que comanda o corpo e é nele que reside toda a afetividade, toda a sensibilidade e estrutura psicológica.
A atração entre duas criaturas é, acima de tudo, a atração entre duas almas, com base nos valores culturais, morais, sentimentais e espirituais.
A sexualidade entre os cônjuges não se restringe ao contato corpo a corpo, com os prazeres que daí decorrem, pois ela se apresenta também nas manifestações sutis da alma, ainda imperceptíveis para a quase totalidade da Humanidade.
 Emmanuel nos lembra a figura evangélica, quando fala que no casamento os cônjuges passam a habitar um só corpo: “Quando o homem e a mulher se confiam um ao outro, pelos vínculos sexuais, essa rendição é tão absoluta que passam, praticamente, a viver numa simbiose de forças, qual se as duas almas habitassem num só corpo.”
“Vida e Sexo” — Emmanuel / F. C. Xavier —  LIÇÃO 13

Walter Barcelos              " Evolução e Sexo  "

Deixe seu comentário.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário