sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Cotidiano - SUGESTÕES

Olá,

 Arrastarás os pés ao invés de movimentá-los, se te imaginas carregando chumbo.
 Se julgas que os braços doem, ei-los que se mostram magoados, qual se estivessem realmente contundidos.
 Entretanto, mesmo quando pés e mãos sofrem prejuízos manifestos pelo assalto de afecções articulares, se te convences de tê-los
robustos e livres, podes claramente manejá-los sem empeços. Sugestões vagam daqui para ali e invadem-nos a emotividade principalmente através do olhar e da audição, em todas as províncias da atividade humana, requisitando-nos a emotividade ou chamando-nos a atenção.
Razoável considerar, contudo, que apenas a auto-sugestão assume bastante importância para nós, de vez que se recolhemos a ideia que se nos insufla, nessa ou naquela ordem de assuntos, passamos, de imediato, a valorizá-la e até a supervalorizá-la com os recursos de nossa imaginação e, daí em diante, é impossível estimar até que ponto lhe suportaremos a atração e a influência.
Torna-se necessário compreender que és a única autoridade capaz de permitir ou não permitir o trânsito desse ou daquele pensamento nas vias da alma.
 Seleciona, pois, as opiniões, os juízos, as lembranças, os temas e os informes que te alcancem através de conversações, leituras, espetáculos, apelos e entendimentos, joeirando incessantemente o campo íntimo na experiência cotidiana.
Cada inteligência é um centro de ação atuante e fermentativa na coletividade.
 Se não aprendemos a usar o crivo da razão para reter o bem e alijar o mal, somos suscetíveis de cair na função de joguetes da perturbação e das trevas sem perceber.
 Noventa por cem dos processos obsessivos que conturbam a Humanidade se instalam pelas brechas morais dos que fogem instintivamente à responsabilidade de viver, em nada se incomodando com a escolha de atitude, perante as pequeninas ocorrências do dia-adia.
Semelhantes irmãos nossos costumam abrir liberalmente as portas do coração para o mal, desde que o mal apareça melífluo e cerram-nas, desavisados, ao bem porque o bem surge sem os berloques da fantasia e, com isso, complicam-se e complicam os outros, estabelecendo infortúnio e discórdia..
Não nos iludamos. Ninguém pode atender a todos os chamamentos que nos acenam; ninguém consegue acertar sem analisar.
Lembremo-nos de que o próprio Jesus afirmou certa vez não vir trazer a paz, mas a divisão. Espiritismo é a doutrina da fé raciocinada.
Diariamente é preciso dividir as sugestões que o mundo nos oferece, subtraindo as que não servem, somando as que demonstrem proveito justo e multiplicando-as para que tenhamos estrada limpa e visão segura ao levantamento do Mundo Melhor.

André Luiz/Waldo Vieira                                      " Sol nas Almas"

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário