sábado, 6 de fevereiro de 2016

Cotidiano - ESPÍRITA E COMUNIDADE

Olá,

 Assunto controvertido na opinião de quantos se recusam ao discernimento mais amplo: pode e deve o espírita escalar os postos de orientação da vida social?
Ser-lhe-á justo situar-se na atividade administrativa, gerir negócios públicos, zelar os patrimônios da coletividade, governar capitais, dirigir o trabalho?
 Por que não se o espírita é intimado a assumir responsabilidades nos empreendimentos do bem?
Como negar-lhe a obrigação de auxiliar onde esteja?
Cabe-nos considerar tão-somente que o espírita é aquele discípulo esclarecido e leal dos princípios cristãos indicado ao serviço de todos e quem se refere a serviço não se reporta à contenda.

Obviamente não lhe calha o modo suspeitoso dos que se prevalecem da inteligência para compartilharem da maratona ao poder, nem lhe assenta a paixão do destaque.
Nele se expressam as qualidades do servidor que não disputa e nem rejeita o dever que se lhe confere. Se não tramou circunstâncias para erigir pedestais à própria evidência e se não reclamou para si posições que pertencem a outros, lógico que a vida lhe traça incumbências de nível superior em matéria de condução e influência que é preciso cumprir e satisfazer.
 Como, porém, saber quando se encontra ele na situação dos que se vêem designados para esse ou aquele encargo na direção dos interesses da comunidade em que vive?
Muito simplesmente, o espírita aferirá as próprias resoluções consigo mesmo, indagando da consciência que atitude assume ante a Doutrina que abraça, porquanto há palpável diferença entre usar o Espiritismo em favor de si, e permitir que o Espiritismo use a nossa individualidade e os recursos de que dispomos em favor dos outros.

André Luiz/Waldo Vieira              " Sol nas almas "

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário